Política

URGENTE: Randolfe protocola requerimento para convocar Bolsonaro na CPI

Bolsonaro.
Imagem: SERGIO LIMA/AFP

Nesta quarta (26), Randolfe Rodrigues protocolou um requerimento para convocar o presidente Jair Bolsonaro para prestar depoimento na CPI da Covid.

“A cada depoimento e a cada documento recebido, torna-se mais cristalino que o Presidente da República teve participação direta ou indireta nos graves fatos questionados por esta CPI”, justifica o senador.

Ele cita ainda os discursos do presidente contra o uso de máscaras e o distanciamento social, a defesa da tese de imunidade de rebanho, a indicação do “tratamento precoce”, omissões que resultaram no colapso de saúde em Manaus, a demora na aquisição de vacinas e medicamentos para UTIs, descaso com povos indígenas e o boicote à imunização da população.

“Diante dos fatos, proponho o presente requerimento para convocação do senhor Jair Messias Bolsonaro perante essa Comissão para explicar esses graves fatos que contribuíram para a perda de quase meio milhão de cidadãos brasileiros. Conto com o apoio dos nobres Pares desse colegiado”.

A sessão marcada para esta quarta, que discutirá a convocação de governadores e prefeitos, e a reconvocação de Eduardo Pazuello e Marcelo Queiroga, foi suspensa para que os senadores participem de uma reunião reservada.

O presidente da comissão não detalhou por quanto tempo vai durar a reunião.

Leia o pedido de convocação de Bolsonaro na íntegra:

Senhor Presidente,

Requeiro, nos termos do art. 58, § 3°, da Constituição Federal, da Lei nº 1579 de 1952 e do art. 148 do Regimento Interno do Senado Federal, a convocação do Senhor Jair Messias Bolsonaro, Presidente da República, para prestar depoimento perante esta Comissão Parlamentar de Inquérito, como testemunha.

JUSTIFICAÇÃO

O Brasil já superou a terrível marca de 450 mil mortes por Covid-19 e de 16 milhões de infectados. Chegamos a registrar mais de 4 mil mortes em apenas um dia. Vivemos uma tragédia sem precedentes. Infelizmente, os números de novos casos e óbitos continuam altíssimos e não há nenhum sinal de que essa tragédia esteja perto do fim.

Esta Comissão Parlamentar de Inquérito tem como objetivo apurar as ações e omissões do Governo Federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio para os pacientes internados.

A cada depoimento e a cada documento recebido, torna-se mais cristalino que o Presidente da República teve participação direta ou indireta nos graves fatos questionados por esta CPI. Para citar alguns exemplos emblemáticos: o combate às medidas preventivas, como o uso de máscaras e o distanciamento social; o estímulo ao uso indiscriminado de medicamentos sem eficácia comprovada e à tese da imunidade de rebanho; as omissões e falhas do governo federal que contribuíram para o colapso no fornecimento de oxigênio aos hospitais do Amazonas e que levaram ao óbito de centenas de pacientes por asfixia; as omissões do governo federal na aquisição de insumos e medicamentos para as UTIs; as omissões em relação à proteção contra a covid-19 dos povos indígenas e quilombolas; e, principalmente, o boicote sistemático à imunização da população, deixando de adquirir vacinas da Pfizer em 2020 e no primeiro trimestre de 2021, atacando a China e a vacina Coronavac, colocando em risco o fornecimento do IFA das duas principais vacinas aplicadas no Brasil.

Portanto, diante dos fatos, proponho o presente requerimento para convocação do senhor Jair Messias Bolsonaro perante essa Comissão para explicar esses graves fatos que contribuíram para a perda de quase meio milhão de cidadãos brasileiros. Conto com o apoio dos nobres Pares desse colegiado.

Sala da Comissão, 25 de maio de 2021.

Senador Randolfe Rodrigues
(REDE – AP)
Líder da REDE Sustentabilidade

Caique Lima

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Caique Lima

Recent Posts

Caminhão em nome da empresa de Seif já foi apreendido com 320kg de maconha

A empresa JS Pescados, do senador bolsonarista Jorge Seif (PL-SC), já esteve envolvida em uma…

7 minutos ago

O muro da Mauá sabe o que destruiu Porto Alegre. Por Moisés Mendes

Sacos de areia foram amontoados na semana passada na base das 14 comportas do muro…

49 minutos ago

Alexandre Nardoni deixa prisão após 16 anos da morte de Isabella

A Justiça de São Paulo concedeu a progressão para o regime aberto a Alexandre Nardoni,…

1 hora ago

VÍDEO – Senador gaúcho se emociona ao falar de chuvas no RS: “Nunca vi algo assim”

Ao lado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o senador Paulo Paim (PT), natural…

2 horas ago

Motorista de Porsche se entrega e é preso após três dias foragido

Fernando Sastre Filho, empresário dono de Porsche que matou motorista de aplicativo em acidente de…

2 horas ago

VÍDEO – Investigado por beijar filha, pastor bolsonarista diz que fez o mesmo com o filho

O pastor bolsonarista Lucinho Barreto, que se tornou alvo de investigação da Polícia Civil após…

2 horas ago