Vacina brasileira contra a Covid-19 começa a ser testada na Bahia

Atualizado em 13 de janeiro de 2022 às 16:28
Vacina
Vacina brasileira começa a ser testada em Salvador

A vacina brasileira RNA MCTI CIMATEC HDT, contra a Covid-19, começou a ser testada hoje (13), em Salvador, com aplicação em voluntários. Marcos Pontes, titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por coordenar os estudos, compareceu ao evento.

A primeira pessoa a receber a vacina foi o voluntário Wenderson Nascimento. A idade dele não foi divulgada. O tempo de testes está previsto para um ano, serão feitos apenas na Bahia e terão três fases. Na primeira, participam 90 pessoas, entre homens e mulheres com idades entre 18 e 55 anos.

Os voluntários estão divididos entre os que ainda não foram imunizados contra a Covid-19, e os que já foram vacinados com até duas doses, porém ainda não possuem anticorpos suficientes.

Leia mais:

1- PIB do Brasil terá a 3ª menor expansão do mundo em 2022

2- Fabrício Queiroz diz que quatro partidos o procuraram: “Estamos conversando”

3- MP vai investigar motivos do deslizamento que destruiu casarão em Ouro Preto

Teste da vacina terá três fases

O médico Roberto Badaró, infectologista e doutor em Imunologia e Doença Infecciosas, é o responsável pela pesquisa.

“Para entrar em aplicação em grande escala, a vacina precisa cumprir as três fases. Na fase dois vamos testar a eficácia. A terceira fase é a fase de administração em larga escala. Nós também temos a expectativa de que ela proteja contra as cinco variantes já existentes. No futuro, portanto, ela poderá ser a vacina rotineiramente aplicada no país”, disse o médico

As próximas fases, 2 e 3, estão programadas para ocorrer  à medida em que a anterior tenha comprovação de segurança aprovada. A segunda deverá ser iniciada com 400 pessoas. Já a terceira fase, a previsão é que três a cinco mil voluntários sejam recrutados.

A expectativa é de que a vacina promova uma imunização mais duradoura e com uma dose menor. Por esse motivo, serão avaliados três níveis de doses, com 1, 5 e 25 microgramas, durante os testes.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.