Valdemar volta a elogiar Lula e conversa com Bolsonaro: “É verdade. Foi bom presidente”

Atualizado em 16 de janeiro de 2024 às 8:19
Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro. Foto: reprodução

A recente crítica do ex-presidente Jair Bolsonaro ao dirigente Valdemar Costa Neto, do Partido Liberal (PL), por suas declarações elogiosas ao presidente Lula (PT), evidenciou divisões internas na legenda. Essa disputa interna destaca a racha entre o grupo bolsonarista e a ala “raiz”, composta por políticos alinhados ao Centrão.

Sem citar diretamente Valdemar, Bolsonaro mencionou a possibilidade de “implosão do partido” devido a uma “declaração absurda” vinda de uma “pessoa do partido”. O ex-capitão expressou preocupação com o rumo do PL e sugeriu que tais posicionamentos poderiam prejudicar a coesão partidária.

“Essa semana tive um problema sério, não vou falar com quem, mas disse: ‘Se continuar assim, você vai implodir o partido’. Pessoa do partido dando declarações absurdas. Dizendo que o Lula é extremamente popular. Tá… manda ele vir tomar uma 51 aqui na esquina. Ele não vem”, retrucou Bolsonaro, que teria falado sobre o assunto com o presidente do PL no fim de semana.

A polêmica surgiu após um vídeo em que Valdemar elogia o presidente petista, descrevendo-o como “um camarada do povo” e um “fenômeno”, o que enfureceu Bolsonaro. A avaliação de integrantes da sigla é a de que o presidente do PL não mudará de opinião, mas deve submergir.

“O Lula é um camarada do povo, é completamente diferente do Bolsonaro. E é um fenômeno ele chegar onde chegou. O José Alencar era vice-presidente, nós fizemos parte do governo. E Lula foi bem no governo também, elegeu a Dilma depois”, disse Costa Neto na ocasião.

“Não tem comparação com Bolsonaro. Primeiro que o Lula tem muito prestígio, ele não tem o carisma que Bolsonaro tem, mas tem popularidade, é conhecido por todos os brasileiros. O Bolsonaro não, tem um mandato só”.

Ruídos entre Valdemar e Bolsonaro incluem Lula e eleições - 15/01/2024 - Poder - Folha
Bolsonaro e Valdemar Costa Neto. Foto: reprodução

No entanto, na última sexta-feira (12), Costa Neto reafirmou em entrevista à Folha de S.Paulo que sua avaliação sobre Lula é verdadeira.

“O que eu falei do Lula, eu falei porque é verdade. Se eu não falar a verdade, perco a credibilidade, que é o que me resta na política. Ninguém pode negar que ele foi bom presidente. Ele elegeu a Dilma [Rousseff]. Só que eu tava fazendo comparação: o Lula tem prestígio, Bolsonaro tem uma coisa que ninguém tem no planeta, carisma”, disse.

“Eles [extrema direita] descem o cacete em mim quando eu falo isso. [Mas] Tivemos o vice do Lula, José Alencar, que era de direita. Participamos do governo. Como é que vou falar mal do Lula? Se eu falar, não sou um cara sério”.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link