Destaques

Vamos cruzar os braços por mais sete meses? Por Helena Chagas

(Foto: Instagram/Projetemos)

Há três anos e meio assistimos ao desmantelamento de instituições e políticas de governo: a extinção do arcabouço de programas sociais; o  crescente armamento da população; a venda da Eletrobras em meio a jabutis que estimulam matrizes de energia suja e poluente; a compra do apoio do Centrão por um orçamento secreto que distribui verbas públicas sem critério…

Nas últimas semanas, o índice de abusos e desmandos gerados pelo presidente da República por metro cúbico de ar subiu exponencialmente. Estamos sufocando com tantos, e tão graves, absurdos despejados na atmosfera brasileira.

Só de sexta-feira para cá, tivemos Jair Bolsonaro posando de capacho para o homem mais rico do mundo e entregando de bandeja para Elon Musk o mapa da Amazônia. Ficamos sabendo também que recursos das emendas RP9, as de relator, foram usados para a compra de caminhões de lixo com preços inflados para pequenas cidades, redutos de aliados como o ministro chefe da Casa Civil Ciro Nogueira.

Verbas do orçamento destinadas a amparar a população mais pobre contra os impactos da Covid-19, por sua vez, foram desviadas pelo Ministério da Cidadania para  a compra de tratores para esses mesmos redutos, sem qualquer critério de população, renda ou atividade econômica. Não por acaso,  o maior beneficiário é a Bahia, estado do ministro que assinou a operação, João Roma – agora ex porque é candidato a governador.

É tão grande a desídia para com os mais necessitados, e tão graves os malfeitos desse governo destinados a levar dinheiro aos amigos, que a soma das irregularidades e crimes cometidos, se examinada seriamente pela Justiça, renderia a seus autores – inclusive o presidente da República – anos de cadeia.

E não estamos falando ainda nem dos quatro inquéritos que correm no STF contra Bolsonaro e nem de seus filhos. Nos últimos tempos, ficamos sabendo que o 04, investigado por tráfico de influência, está seguindo direitinho o exemplo dos irmãos, trabalhando num escritório novinho em folha, com decoração e reforma financiados por empresários.

Num país onde uma presidente da República contra quem nada foi encontrado acabou derrubada por “pedaladas fiscais”, o que pensar da complacência geral com os crimes – comuns e de responsabilidade –  do atual governo e seus aliados? Não vai sobrar pedra sobre pedra, mas parece que vamos assistir a tudo de braços cruzados.

Bolsonaro não legará ao país apenas uma herança troglodita na área de comportamento e costumes, e um legado golpista no campo das instituições da democracia. Deixará ações criminosas na gestão governamental em seu rastro. Pior, ainda tem sete meses pela frente para continuar a praticá-las.

Publicado originalmente no site Jornalistas pela Democracia

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

VÍDEO – Salles fica abraçado com Bolsonaro em carreata e vira piada

No último domingo (28), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizou uma carreata pelas ruas de…

12 minutos ago

José Mujica anuncia que tem tumor no esôfago: “Veremos o que acontece”

O ex-presidente uruguaio José Mujica, de 88 anos, revelou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (29)…

1 hora ago

DCM Ao Meio-Dia: Ex-diretor da PRF diz que Bolsonaro também deveria estar preso; Madonna e Samara Felippo

AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o…

2 horas ago

Empresário admirador de Musk patrocina evento com Moraes em Londres

O empresário Alberto Leite, conhecido por sua admiração por Elon Musk, patrocinou um evento em…

2 horas ago

Dono de Porsche é denunciado por homicídio doloso e lesão corporal

O Ministério Público de São Paulo denunciou Fernando Sastre de Andrade Filho, 24 anos, por…

3 horas ago

Operação Mensageiro prende prefeito e vice de cidade em Santa Catarina

A 5ª fase da Operação Mensageiro, deflagrada nesta segunda-feira (29), resultou na prisão do prefeito…

4 horas ago