Veterinária que fraudou fila e tomou terceira dose de vacina contra covid é bolsonarista e cidadã “de bem”

Atualizado em 1 de julho de 2021 às 18:20
Jussara mostra o comprovante de vacinação com a Janssen, com data de junho
Imagem: Reprodução/Instagram

A veterinária Jussara Sonner, moradora de Arujá, na Grande São Paulo, se vacinou duas vezes com a CoronaVac. No dia 30, Jussara afirmou ter furado a fila da vacina para se imunizar de novo com a dose única da Janssen.

LEIA NO DCM – EXCLUSIVO: Guarulhos (SP) usa agulhas inadequadas na vacinação contra covid-19 e põe população em risco

Ela documentou a vacinação em suas redes sociais. No Facebook, ela disse aos amigos que não estava se sentindo protegida com a CoronaVac, foi a outro posto de vacinação e se imunizou novamente. Fotos dos comprovantes da vacina publicadas pela própria veterinária nas redes sociais mostram que ela foi vacinada com as duas doses da CoronaVac em 9 de fevereiro e 2 de março deste ano, na UBS Vila Fátima, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

LEIA – CPI da Covid convoca sócio oculto do empresário da Precisa, do escândalo da Covaxin

No dia 30 de junho, ela se vacinou novamente com a dose única da Janssen, em outra unidade do mesmo município, a UBS Uirapuru.

Jussara Sonner, que teria fraudado fila da vacina para se imunizar de novo
Imagem: Reprodução/Facebook

Nesses posts, Jussara ainda zombou do sistema de saúde, afirmando que não havia computador na UBS. “Fui em um bairro meio que de favela em Guarulhos, onde não havia computadores para verificação online. Uma sorte! Anotaram meus dados numa folha timbrada. Quando cair no sistema será tarde demais”.

“Nem o comprovante de endereço olharam”.

Em outro post, no Instagram, ela se justificou dizendo que não se sentia protegida com as duas doses da CoronaVac. “Sei que nenhuma vacina é totalmente segura, pois não houve tempo para a realização dos testes. Mas como no início do ano tomei a ‘vachina’ [sic] estava bastante incomodada com isso. Esperei o tempo necessário, três meses, e hoje consegui tomar a da Janssen. Agora me sinto mais protegida, é dose única e estou liberada para viajar para onde eu quiser. Agora sim que viro jacaré”.

O caso foi denunciado no Ministério Público de São Paulo por meio do portal “Fura-fila da vacina”. MPSP disse que a denúncia foi recebida e encaminhada para a Promotoria de Justiça.

A Prefeitura de Guarulhos afirmou em nota que o prefeito Guti (PSD) tomou conhecimento nesta manhã das postagens e imediatamente determinou que o caso fosse enviado ao Ministério Público Estadual para que o caso seja investigado. “A prefeitura não mede esforços para promover uma vacinação célere e eficiente, criando critérios objetivos para a contemplação de sua população. Mas não se pode fechar os olhos para abusos e fraudes que visem burlar esse sistema, ainda mais baseadas em motivações desprovidas de amparo científico que possam prejudicar grupos prioritários para a vacinação, como neste caso”.

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos também abriu um procedimento interno para apurar que tipo de falha pode ter ocorrido neste caso em que a mesma pessoa foi vacinada duplamente com dois imunizantes diferentes. Na lei estadual nº 17.320, em vigor desde 12 de fevereiro deste ano, existe multa de R$ 1.700 para quem furar a fila da vacina, ou seja, “descumprir a ordem cronológica de vacinação de grupos prioritários definidos no plano de imunização contra a covid-19”. A lei não deixa claro, no entanto, se pode ser aplicada no caso de quem se imunizou mais de uma vez.

Bolsonarista e cidadã “de bem”

No Instagram de Jussara Sonner, já dá para saber qual é o posicionamento político dela e o que ela pensa sobre a pandemia e o governo de Jair Bolsonaro.

Está na descrição do perfil dela:

“MÉDICA VETERINÁRIA AUTÔNOMA – ATUANDO NA ÁREA DE NUTROLOGIA E MEDICINA CANABINÓIDE. DE DIREITA E ANTI ESQUERDISTAS!!! #fechadoscomBolsonaro”.

Uso de vacinas com agulhas inadequadas em Guarulhos

Fontes encaminharam ao DCM uma imagem e a denúncia de que a prefeitura de Guarulhos estava usando agulhas curtas na vacinação contra covid na cidade.

A gestão Guti (PSD) encaminhou o seguinte esclarecimento: “Guarulhos está utilizando as agulhas descartáveis encaminhadas pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a Covid-19, as mesmas recomendadas pelo Documento Técnico Estadual da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, 12ª versão (CVE), bem como as indicadas pelo Manual de Normas e Rotinas de Enfermagem, (POP). São agulhas descartáveis intramuscular 25×6,0 dec/mm, 25×7,0 dec/mm e 30×7 dec/mm, e as seringas de plástico descartáveis de 1,0 e 3,0 m. Ou seja, nada de irregular”.