Vice do PT desiste de romper com Freixo e pede que militância seja liberada

Atualizado em 4 de agosto de 2022 às 16:21
Lula e Marcelo Freixo
Foto: Reprodução

O vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá, desistiu nesta quinta-feira (4) de romper a aliança com o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) para o Governo do Rio de Janeiro. Ele retirou seu recurso que pedia pelo racha entre o partido e o parlamentar. Agora, pede que a militância seja liberada para apoiar outros candidatos no estado, segundo informações da Folha de S.Paulo.

Quaquá era o principal defensor do fim da aliança entre PT e Freixo. Ele pretendia apoiar a candidatura do ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT).

A retirada do recurso acontece após a executiva nacional do PT adiar a decisão sobre o rompimento, para aguardar a definição do PSB sobre a candidatura do deputado Alessandro Molon (PSB) ao Senado.

Para o PT, o lançamento de Molon quebra um acordo que destinava ao partido a escolha de um nome único para o cargo na chapa. O indicado pela sigla é o presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano.

“No Rio não pode haver interesse individual ou de grupo que se sobreponha ao objetivo principal que é isolar o bolsonarismo nos seus 25 a 30% e ampliar a campanha Lula. As últimas divergências ocorridas em relação ao acordo feito e descumprido pelo PSB não podem prejudicar o principal”, escreveu o vice-presidente do PT.

“Por isso encaminho a direção nacional do PT a retirada de meu recurso e solicito que seja dada a orientação para a militância e que mesmo tendo dado o apoio formal do PT a chapa do PSB, que se busque ao máximo ampliar o palanque do presidente Lula, no estado, ampliando nossa campanha e isolando o bolsonarismo”, completou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link