VÍDEO: Bolsonaro chega a aeroporto nos EUA para voltar ao Brasil após três meses

Atualizado em 29 de março de 2023 às 20:55
Bolsonaro posando para foto com apoiadores
Bolsonaro posando com apoiadores no aeroporto de Orlando – Reprodução/Twitter

Nesta terça-feira (29), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou ao aeroporto de Orlando para dar início a sua viagem dos Estados Unidos para o Brasil. O político está fora do país desde dezembro do ano passado, quando embarcou para a Flórida a poucos dias do fim de sua gestão.

No saguão do aeroporto, o ex-chefe de governo conversou e posou para fotos com apoiadores, além de tecer críticas ao socialismo e dizer que seu mandato acolheu “milhares de venezuelanos”.

“Teve gente que foi enganada pelo socialismo, espero que o Brasil não mergulhe, não vá por esse caminho. E a Venezuela é o país mais rico do mundo em petróleo, era para ser um paraíso lá. Somos escravos das nossas escolhas”, disparou ele.

De acordo com a CNN Brasil, que está acompanhando o retorno de Bolsonaro, o desembarque está previsto para as 7h10 de quinta-feira (30), no Aeroporto Internacional de Brasília. Porém, os planos que ele tinha para sua volta ao país não devem ser colocados em prática.

O ex-mandatário queria desfilar em carro aberto e fazer um discurso para seu eleitorado após o desembarque. O Partido Liberal chegou a cogitar anunciar o evento nas redes sociais e mobilizar os bolsonaristas, mas o esquema de segurança da Polícia Federal recomendou que ele não saia pelo saguão e utilize uma rota alternativa para deixar o aeroporto.

A PF também recomendou que a população evite ir ao local para não atrapalhar o andamento dos voos e não serão permitidas manifestações e novos acampamentos e determinados locais. Em nota, o PL informou que “não está previsto qualquer evento ou fala do ex-presidente”.

Ao desembarcar no Brasil, Bolsonaro deve encontrar a esposa, Michelle, Valdemar Costa Neto e o general Braga Netto. Eles devem se reunir com outras autoridades na sede do Partido Liberal, no Complexo Brasil, em Brasília.

Bolsonaro não aceitou falar com a reportagem da Folha de S.Paulo e se recusou a responder uma pergunta do jornal, sobre a intimação feita pela Polícia Federal para que ele deponha sobre o caso das joias da Arábia Saudita. Ele também não quis falar sobre seu retorno ao Brasil.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link