VÍDEO – Bolsonaro pede desculpas a venezuelanas ao lado de Michelle e embaixadora de Guaidó

Atualizado em 18 de outubro de 2022 às 13:09
Maria Teresa Belandria, representante da Venezuela no Brasil, Michelle e Bolsonaro – Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (18), o presidente Jair Bolsonaro (PL) gravou um vídeo ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro e de Maria Teresa Belandria, representante da Venezuela no Brasil, em que pede desculpas por suas declarações sobre adolescentes venezuelanas.

Vale destacar que a “embaixadora” da Venezuela presente no vídeo foi nomeada pelo deputado opositor Juan Guaidó, autoproclamado presidente da Venezuela. Ao receber as credenciais dela como embaixadora da Venezuela no Brasil, Bolsonaro fere o direito internacional, deslegitimando o corpo diplomático constitucional venezuelano, indicado pelo presidente Nicolás Maduro.

O brasileiro ressalta que suas falas foram tiradas de contexto e se desculpa. “Se minhas palavras, que, por má-fé, foram tiradas de contexto, foram, de alguma forma, mal entendidas ou provocaram algum constrangimento a nossas irmãs venezuelanas, peço desculpas. Já que meu compromisso sempre foi o de melhor acolher e atender a todos que fogem de ditaduras pelo mundo”, diz Bolsonaro.

O chefe do Executivo também aponta que a repercussão negativa de suas declarações se deu pelos “militantes de esquerda”. “Estamos indignados com as últimas ações de alguns militantes de esquerda, que, sem nenhum pudor, estão pressionando mulheres venezuelanas a fim de obterem vantagem política neste momento”, afirmou.

“Mesmo depois da decisão do TSE, tomada em função da mentira que vinha sendo veiculada sobre minha pessoa, esses inomináveis agora dirigem seus ataques contra essas mulheres”, disse. “As palavras que eu disse, refletiram uma preocupação, da minha parte, no sentido de evitar qualquer tipo de exploração de mulheres que estavam vulneráveis”, continuou Bolsonaro.

Veja: 

A declaração de Bolsonaro foi feita durante uma entrevista a um podcast de um influenciador amigo. Na ocasião, ele disse que “pintou um clima” entre ele e uma menina venezuelana em Brasília, e insinuou que as demais meninas estariam praticando prostituição infantil.

“Vi que elas eram meio parecidas. Pintou um clima, eu voltei. ‘Posso entrar na sua casa?’ Eu entrei. Tinha umas 15, 20 meninas sábado de manhã, se arrumando. Todas venezuelanas. Eu pergunto: meninas bonitinhas se arrumando no sábado pra quê? Ganhar a vida”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link