VÍDEO: Comandante diz que Marinha “está pronta” em caso de guerra entre Guiana e Venezuela

Atualizado em 11 de dezembro de 2023 às 18:26
O comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen. Foto: Reprodução/Metrópoles

O comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, afirmou que a corporação “está pronta” para defender o país caso a tensão entre Venezuela e Guiana cresça e se transforme em uma guerra. Ele diz que a Força acompanha o conflito por meio de relatórios de inteligência.

“A Marinha está pronta. A condição de prontidão dos seus meios é permanente, cumpre-se um programa de adestramento bastante exaustivo para que nós tenhamos a tripulação e os meios preparados para alguma eventualidade de emprego”, afirmou em entrevista ao Metrópoles.

“Especificamente em relação a essa crise na fronteira Norte, a Marinha procura acompanhar, obter dados de inteligência, porque nós não podemos trabalhar com a intenção dos atos, mas com a possibilidade da ocorrência de alguma ação mais intrusiva, de um Estado em relação ao outro”, prosseguiu.

Ele ainda afirmou que a Marinha está monitorando possíveis ameaças e que o comando da Força vai “exercer ação de presença” e deslocar militares caso seja necessário.

“Hoje, a Marinha acompanha, procurando adensar dados de inteligência que permitam antecipar passos para o posicionamento da Força. É importante que se ressalte que isso ainda, e deve permanecer assim, paira no âmbito do Ministério das Relações Exteriores, não há nenhum indicativo por parte do Ministério da Defesa para o emprego efetivo da Força Naval”, aponta.

O ministro da Defesa, José Múcio, já adiantou que não permitirá que a Venezuela invada a Guiana por meio do território brasileiro. Ele chama as ameaças do presidente Nicolás Maduro de “insensatez” e “manobras políticas”.

A tensão entre os países ocorre após referendo realizado na Venezuela no dia 3 de dezembro, que tratou da anexação de Essequibo, região que tem uma área de 159 mil km² e possui uma reserva vasta de petróleo.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link