VÍDEO – Deputado bolsonarista Abílio Brunini faz gesto supremacista na CPMI

Atualizado em 24 de agosto de 2023 às 13:40
Abílio Brunini faz sinal supremacista branco. Foto: Reprodução

O deputado federal Abílio Brunini (PL-MT) fez um gesto supremacista durante a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que apura os atos golpistas do 8 de janeiro.

O símbolo foi feito para o aparelho celular que ele segurava nas mãos durante a sessão. O gesto é classificado como “uma verdadeira expressão da supremacia branca” pela Liga Antidifamação (ADL, na sigla em inglês), organização dos Estados Unidos que monitora crimes de ódio.

O sinal, usado por grupos extremistas, é feito com três dedos formando um “W” e o polegar junto ao indicador representa a letra “P”, que significa “poder branco” (white power).

Dois anos atrás, em março de 2021, o então assessor especial para Assuntos Internacionais do governo de Jair Bolsonaro (PL), Filipe Martins, fez um gesto semelhante durante uma sessão no Senado.

A Comissão de Ética Pública da Presidência aplicou punição máxima ao ex-assessor após parlamentares pediam a demissão dele. À época, o bolsonarista alegou que ajeitava a lapela no momento em que foi flagrado pelas câmeras e que não houve intenção de aludir ao supremacismo.

Ele foi denunciado pelo Ministério Público do Distrito Federal por ter agido “de forma intencional e com plena consciência do ato de ilicitude”, mas foi absolvido.

Veja o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link