VÍDEO: Ex-assessor de Obama é preso após chamar comerciante muçulmano de “terrorista”

Atualizado em 23 de novembro de 2023 às 10:58
Stuart Seldowitz, ex-assessor do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Reprodução

A polícia americana deteve Stuart Seldowitz, ex-assessor do Departamento de Estado dos Estados Unidos, após alegações de que ele ofendeu um vendedor de comida em Nova York.

Em vídeos amplamente compartilhados nas redes sociais, Seldowitz é visto chamando o vendedor de “terrorista”. Seldowitz admitiu ser a pessoa nos vídeos e justificou suas ações, alegando que o vendedor, identificado como Mohamed Hussein, provocou-o ao expressar apoio ao grupo palestino Hamas, responsável por um ataque a Israel em 7 de outubro.

Hussein, que opera um food truck na cidade, negou veementemente ter feito qualquer comentário favorável ao Hamas. A situação gerou grande repercussão, e um porta-voz do Departamento de Polícia de Nova York confirmou a prisão de Seldowitz em 22 de novembro.

Stuart Seldowitz possui uma extensa carreira no Departamento de Estado dos EUA, incluindo passagens pelo Gabinete de Assuntos Israelenses e Palestinos, além de ter sido diretor do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca durante a administração de Barack Obama (2009-2017).

O Daily Beast relatou que Seldowitz confirmou ser a pessoa nos vídeos e declarou que sentia a necessidade de comentar sobre alguém que endossa o terrorismo e a matança de civis inocentes.

Em uma entrevista à City & State, Seldowitz expressou arrependimento, admitindo ter falado coisas que não deveria no calor do momento.

Anteriormente vinculado à empresa de lobby, campanhas e comunicação Gotham Government Relations, a empresa emitiu uma declaração condenando as ações de seu ex-funcionário como “vis, racistas e abaixo da dignidade dos padrões que praticamos”.

O fundador e presidente da Gotham, David Schwartz, afirmou que Seldowitz não trabalhava para a empresa há cerca de cinco anos e esclareceu que seu título de “presidente de Relações Exteriores” era honorário. Schwartz, indignado com os acontecimentos, cortou todos os laços com Seldowitz após ver o vídeo.

Por outro lado, muitos residentes de Nova York expressaram apoio a Mohamed Hussein nas redes sociais. O prefeito da cidade, Eric Adams, condenou a islamofobia e afirmou que tal retórica vil e desrespeitosa não tem lugar na cidade. Hussein, nascido no Egito, anunciou sua intenção de processar Stuart Seldowitz pelos incidentes.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link