VÍDEO: Facção “Los Lobos” assume atentado contra candidato à presidência do Equador

Atualizado em 10 de agosto de 2023 às 7:56
A organização criminosa Los Lobos – Foto: Reprodução

Um grupo de homens encapuzados publicou um vídeo nas redes sociais assumindo a autoria do ataque a Fernando Villavicencio, candidato à presidência do Equador. Ele foi assassinado com três tiro na cabeça, em Quito, na última quarta-feira (9).

Eles dizem ser parte da facção criminosa “Los Lobos”. Segundo a rede estatal britânica BBC, cerca de 8 mil pessoas fazem parte do grupo que é dissidente da facção “Los Cocheros” (braço do Cartel de Sinaloa no Equador).

A organização criminosa garante que fala por seu líder máximo ‘Pipo’ e ‘o menor Esteban’, se dirigindo ao povo equatoriano. Os “Los Lobos” são considerados a segunda maior facção do país.

Na gravação, é possível ver diversos criminosos vestidos de preto e com balaclavas cobrindo os rostos enquanto exibem armas de grosso calibre. O homem que lê um tipo de “manifesto” ainda faz ameaças a outros políticos, inclusive Jan Topic, que também é candidato à Presidência.

“Queremos deixar claro para todos que cada vez que políticos corruptos não cumprirem com suas promessas antes estabelecidas, quando receberem nosso dinheiro – que são milhões de dólares -, para financiar suas campanhas, serão executados”, diz um deles.

Fernando Villavicencio afirmou, dias antes de ser assassinado, que estava sendo ameaçado por Alias Fito, líder de um grupo criminoso conhecido como “Los Choneros”. Ele está detido desde 2012, com uma sentença de 34 anos de prisão por crimes como homicídio e tráfico de drogas.

As retaliações ao político teriam começado quando ele manifestou repúdio a grupos criminosos. De acordo com um relato feito pelo presidenciável, todos os seus passos estavam sendo monitorados e ele recebia ligações telefônicas intimidadoras.

Segundo pesquisa de intenção de voto publicada pelo jornal “El Universo”, na última terça-feira (8), Villavicencio aparecia em 5º lugar. As eleições no Equador estão marcadas para o dia 20 de agosto.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link