VÍDEO: “Fui de curioso”, diz morador de rua julgado por participar do 8 de janeiro

Atualizado em 15 de março de 2024 às 9:33
Geraldo Filipe da Silva. (Foto: Reprodução)

O morador de rua Geraldo Filipe da Silva, 27 anos, foi absolvido em um julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta-feira (14).

Geraldo havia sido detido junto a um grupo que depredou as sedes dos três Poderes em 8 de janeiro de 2023. O acusado sempre afirmava que foi ao local por curiosidade, devido aos helicópteros que sobrevoavam a área.

Em seu depoimento no processo, Geraldo explicou: “Vi os helicópteros sobrevoando a área, como eu andava muito por aquela área, fui lá de curioso. E acabei sendo detido”. Ele relatou que vivia há três anos no Distrito Federal, após sair de Pernambuco.

Após uma advogada que assumiu sua defesa de forma voluntária apontar a falta de provas de sua participação no grupo que defendeu o golpe de Estado, a própria PGR (Procuradoria-Geral da República) recuou e pediu sua absolvição.

O ministro Alexandre de Moraes afirmou em seu voto: “Não há elementos probatórios suficientes que permitam afirmar que o denunciado uniu-se à massa, aderindo dolosamente aos seus objetivos”.

Plenário virtual

O julgamento de Silva e de outros 14 réus está em andamento no plenário virtual do STF, onde os votos são registrados eletronicamente e os ministros têm até sexta-feira (14) para se manifestarem.

Julgamentos

Até agora, o STF já condenou 131 réus por sua participação nos eventos, com penas variando de três a 17 anos de prisão.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link