VÍDEO – Governador bolsonarista se irrita com jornalista e empurra microfone

Atualizado em 10 de novembro de 2023 às 18:20
Governador de Roraima se irrita com repórter. Foto: reprodução

Antonio Denarium (PP), governador bolsonarista de Roraima, protagonizou um episódio tenso durante uma entrevista a um jornalista do SBT no Amazonas, nesta sexta-feira (10). O repórter Elias Pedroza o questionou sobre a cassação de seu mandato pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em agosto, o que resultou em uma reação negativa do político.

Ao ser perguntado, o político desviou o tema para a questão do tratamento de água no Brasil. Diante da insistência do jornalista, um assessor do governador interveio, afirmando que o assunto não estava relacionado e retirando Denarium da frente do repórter.

“Agora eu perguntei pro senhor sobre o processo de cassação. Como o senhor vê esse processo?”, perguntou o repórter antes de ser interrompido. “Não é o assunto. Nós estamos discutindo outro assunto”, insistiu o assistente do político.

A situação escalou quando o jornalista questionou a permanência da secretária de Saúde de Roraima, Cecília Smith Lorenzon, que permanece no cargo apesar dos escândalos recentes na área: ela é investigada por suposto superfaturamento em contratos de compra de oxigênio.

Visivelmente irritado, o governador empurrou o microfone de Pedroza para baixo e chamou um “coronel” da segurança para afastar o jornalista, encerrando abruptamente a entrevista sem responder à última pergunta.

O incidente ocorreu em Manaus (AM), durante a assinatura do Pacto pela Governança da Água, evento que reuniu autoridades de outros estados da região Norte e representantes da Agência Nacional de Águas (ANA).

O governador de Roraima, Antonio Denarium, e Jair Bolsonaro. Foto: Marcos Corrêa/PR

Entenda a cassação: 

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) cassou o mandato do governador Antonio Denarium (PP) no dia 14 de agosto deste ano. A decisão ocorreu por distribuição de cestas básicas no período eleitoral de 2022. Ele ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e permanecerá no posto até decisão superior.

O governador teve o mandato cassado por quatro votos e a presidente do TRE-RR, Elaine Bianchi, ainda determinou que ele deverá deixar o cargo para a realização de novas eleições assim que for publicado o acórdão do julgamento.

Quatro magistrados votaram a favor da cassação: os juízes Felipe Bouzada, relator do processo, a juíza Joana Sarmento, desembargadora Tânia Vasconcelos e a presidente da corte. Foram a favor de Denarium Ataliba de Albuquerque e Luiz Alberto, que se manifestou pela aplicação de uma multa.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link