VÍDEO – “Governo Lula é de centro-direita”, diz José Dirceu: “Exigência do momento”

Atualizado em 22 de abril de 2024 às 17:00
José Dirceu, ex-presidente do PT. Foto: reprodução

O ex-deputado federal José Dirceu, que presidiu o Partido dos Trabalhadores (PT) entre 1995 e 2002, declarou que o governo atual de Lula é de centro-direita, atribuindo essa classificação à presença de partidos dessa orientação na base de apoio. Dirceu mencionou Republicanos, Progressistas e parte do PL como apoiadores do presidente.

“Não vou poder defender o ministro Fernando Haddad. Todos sabem que eu estou na linha de frente da defesa dele, mas eu queria dizer que o Lula, não só foi eleito nessas condições, como montou um governo que não é de centro-esquerda não”, iniciou Dirceu durante o “Brasil Hoje 2024”, evento organizado pela Esfera Brasil na Zona Sul de São Paulo.

“Lula montou um governo de centro-direita. Falo isso, e ficam indignados no PT. Mas é exigência do momento histórico e político que vivemos”, explicou. “O PP e o PL, de certa forma, estão na base do governo”, afirmou.

Mais tarde, a assessoria do petista divulgou nota afirmando que, apesar da declaração, Dirceu considera o terceiro mandato de Lula como “um governo de centro-esquerda, apoiado por partidos de direita”.

Afirmou ainda que a fala se deu sob o contexto da polarização política, entendendo que a atual administração “se pauta pelo diálogo, com o ingresso de partidos como PP e Republicanos”. A assessoria concluiu dizendo que o político já havia externado essa avaliação em entrevistas à imprensa.

Durante sua fala ao público, o ex-presidente do PT também criticou o que chamou de “fundamentalismo religioso com ataque à democracia” presente no bolsonarismo.

Segundo Dirceu, a movimentação de Bolsonaro pelo país nos últimos meses e a presença de pré-candidatos em várias cidades indicam que o ex-presidente está em campanha eleitoral. O petista elogiou as medidas contra Bolsonaro adotadas pelo STF e outras instâncias.

Sobre sua própria candidatura em 2026, Dirceu não a descartou, afirmando que decidirá sobre o assunto no segundo semestre de 2025. Ele lamentou seu afastamento da Câmara dos Deputados em 2005 e suas prisões em 2015 e 2018, no contexto das denúncias do mensalão e da Lava Jato, respectivamente.

O seminário, que reuniu lideranças políticas e econômicas, contou com a presença de Dirceu, Aldo Rebelo (PDT), Juliano Medeiros (PSOL) e Felipe Carreras (PSB). O debate, intitulado “Unindo ideias, moldando futuros”, promoveu discussões sobre os rumos do país e suas perspectivas.

Veja a fala completa de Dirceu:

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link