VÍDEO: Hezbollah ataca com drones 19 locais no norte de Israel ao mesmo tempo

Atualizado em 2 de novembro de 2023 às 17:09
Ataque do Hezbollah atingiu Quriate-Chemoná, cidade ao norte de Israel. Foto: Reprodução

O Hezbollah, do Líbano, promoveu um ataque a 19 pontos ao norte de Israel nesta quinta (2). O grupo não detalhou quais seriam os alvos da ofensiva, mas algumas cidades foram atingidas. A informação é da agência de notícias Reuters.

Nos ataques, foram usados drones explosivos pela primeira vez. Ao menos dois foram empregados na região conhecida como “Fazendas de Shebaa”, território disputado pelos dois países. Em resposta, Israel também realizou bombardeios ao sul da região do Líbano.

Veja o resultado do ataque do Hezbollah em Quriate-Chemoná, cidade ao norte de Israel, perto da fronteira libanesa.

O Hezbollah intensificou os ataques contra Israel após a declaração de guerra do governo israelense contra o grupo armado Hamas, no último dia 7 de outubro. Quatro dias depois do episódio, o grupo libanês anunciou que estava em “alerta de guerra” e se preparando para um possível confronto contra as forças israelenses.

Esse não é o primeiro ataque promovido pelo grupo xiita. No início do mês passado, o Hezbollah assumiu a autoria de uma série de ataques a quatro locais distintos em Israel. Na ocasião, foi alegado que a ofensiva ocorreu “em resposta aos ataques israelenses nas proximidades de várias cidades do sul do Líbano”.

No fim de outubro, o líder do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, se reuniu com representantes do Hamas e da Jihad Islâmica em Beirute, no Líbano. O objetivo foi, segundo comunicado divulgado após o encontro, discutir meios “para alcançar uma vitória real para a resistência na Faixa de Gaza, para parar a agressão traiçoeira e brutal” de Israel.

O líder do grupo libanês deve fazer um discurso nesta sexta (3), o primeiro depois da nova onda de ataques.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link