VÍDEO – Indígenas cantam contra Bolsonaro na COP 27: “Tá na hora do Jair já ir embora”

Atualizado em 16 de novembro de 2022 às 14:44
As indígenas Sônia Guajajara (PSOL) e Célia Xakriabá (PSOL) organizam movimento contra Bolsonaro na COP-27
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na manhã desta quarta-feira (16), antes do discurso do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP27, um grupo formado por deputadas indígenas eleitas protestou durante o evento.

Em um movimento contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), que se mantém quieto desde a derrota nas eleições de segundo turno, as indígenas entoaram as músicas “Tá na hora do Jair, já ir embora” e “Vamos dançar, balançar o caximbó, quero ver o Bolsonaro amarrado no cipó”.

Com o intuito de promover as novas definições sobre o futuro ministério dos Povos Originários, que foi prometido por Lula, as duas novas deputadas, Sônia Guajajara (PSOL) e Célia Xakriabá (PSOL), organizaram uma manifestação em frente ao estande oficial da delegação brasileira na COP27, em Sharm El Sheikh. As deputadas estavam acompanhadas por outras lideranças indígenas femininas.

Um vídeo que circula nas redes sociais registra o momento em que o grupo começa a cantar “Tá na hora do Jair, já ir embora. Arruma suas malas dá no pé e vá simbora”. Outras pessoas presentes no evento acompanharam o movimento e aumentaram o coro contra Bolsonaro.

Em outro vídeo, foi gravado o instante em que, com músicas e danças, as indígenas declaravam apoio ao presidente Lula e logo em seguida detonavam o chefe do Executivo, ao dizerem que querem “Bolsonaro amarrado no cipó”.

“Vamos dançar, balançar o caximbó, quero ver o Bolsonaro amarrado no cipó”, cantaram circulando pelo pavilhão, atraindo atenções da imprensa e dos participantes que aplaudiram e participaram da apresentação.

Veja os vídeos:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link