VÍDEO – Lula comenta antipetismo no Flow e lembra PROUNI: ‘Acha que a elite brasileira engoliu?’

Atualizado em 19 de outubro de 2022 às 7:43
Lula no Flow Podcast. Foto: Reprodução

Em entrevista ao Flow Podcast na noite desta terça-feira (18), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou um argumento atrelado à política social dos governos do PT para justificar o antipetismo, sentimento manifestado especialmente no pleito presidencial de 2018, que levou Jair Bolsonaro (PL) à Presidência.

Perguntando pelo apresentador Igor Coelho o porquê desse sentimento estar tão arraigado na sociedade, Lula buscou explicação na ampliação de direitos aos mais pobres. “Fizemos a maior política de inclusão social que esse país já conheceu”, afirmou.

E prosseguiu, numa análise em torno do ressentimento que tais políticas despertaram em setores da sociedade, especialmente nas elites: “Você acha que a elite brasileira engoliu de graça o PT fazer uma lei para registrar a empregada doméstica em carteira, com jornada de trabalho, direito a férias e descanso semanal? Acha que a direita aceitou pacificamente isso numa sociedade com raiz escravista?”.

Lula também falou da criação do PROUNI e do FIES, que, segundo ele, foram responsáveis por ampliar em 5 milhões o número de estudantes universitários do país. O candidato lembrou que a ideia do PROUNI partiu de Ana Estela Haddad, esposa de Fernando Haddad, candidato pelo PT ao governo do Estado de São Paulo.

“Você acha que eles aceitaram com tranquilidade o fato da gente fazer com que as pessoas pobres da periferia chegassem a fazer universidade? Que filho de empregada doméstica virasse médico, virasse engenheiro, virasse diplomata, virasse advogado?”, questionou.

O apresentador do podcast e sua esposa foram contemplados por um dos programas, o PROUNI.

A conversa bateu recordes de audiência, chegando a mais de 1 milhão de visualizações simultâneas. No Twitter, a hashtag #LulaNoFlow ocupou o primeiro lugar nos trending topics na primeira hora. Foram mais de 130 mil menções.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link