Destaques

VÍDEO: Lula diz que governo vai enviar equipes das Forças Armadas ao Rio após caos

Presidente Lula durante transmissão do podcast semanal “Conversa com o Presidente”. (Foto: Reprodução)

Nesta terça-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou seu plano de reforçar a atuação das Forças Armadas (FA) em portos e aeroportos para combater o agravamento da crise de segurança pública no Rio de Janeiro. Lula pretende intensificar a presença militar para enfrentar questões relacionadas ao narcotráfico, tráfico de armas e o crime organizado na região.

O petista afirmou que já dialogou com o governador Claudio Castro, do Rio de Janeiro, e manifestou a intenção de conversar com o ministro da Defesa, José Múcio, sobre essa estratégia.

“Já conversei com o governador (Claudio) Castro, do Rio de Janeiro. Ontem, eu conversei com o Flávio Dino, hoje vou conversar com o ministro da Defesa, na perspectiva de fazer com que a aeronáutica possa ter uma intervenção maior nos aeroportos do Rio de Janeiro, que a Marinha possa ter uma intervenção maior nos portos do Rio de Janeiro, para ver se a gente consegue combater mais o crime organizado, o narcotráfico, o tráfico de armas, ou seja, vamos ter que agir um pouco mais”, disse Lula durante a transmissão desta terça do podcast semanal “Conversa com o Presidente”.

As falas do atual chefe de Estado brasileiro ocorrerem após, na segunda-feira (23), milicianos incendiarem 35 ônibus e um trem no Rio – no que foi considerado o maior ataque em um único dia na história da cidade.

A ideia é que a Aeronáutica tenha uma presença mais significativa nos aeroportos do Rio de Janeiro, enquanto a Marinha reforça a segurança nos portos da região.

Lula, no entanto, enfatizou que essa abordagem não se assemelha a uma intervenção, como a ocorrida durante o governo de Michel Temer, que nomeou o general Walter Braga Netto para administrar a segurança no estado. O objetivo é complementar as ações existentes e melhorar a eficácia no combate ao crime.

“Não queremos pirotecnia. Não queremos fazer uma intervenção como já foi feito e não deu em nada. Não queremos tirar a autoridade do governador do Rio”, disse.

Além disso, Lula não exclui a possibilidade de criar um ministério dedicado exclusivamente à Segurança Pública, mas está considerando cuidadosamente as condições necessárias para implementar essa iniciativa, uma vez que a segurança é predominantemente uma responsabilidade estadual.

“Eu, quando fiz a campanha, eu ia criar o Ministério da Segurança Pública, ainda estou pensando em criar, pensando quais são as condições que você vai criar, como é que vai interagir com a questão de segurança do estado, porque o problema da segurança é estadual”, afirmou.

Retorno das lives

Lula retomou suas atividades após um período de recuperação de cirurgias. Ele anunciou que sua próxima viagem internacional, a COP-28, será uma etapa importante em sua recuperação. No momento, o presidente está focado em trabalhar em Brasília e não descartou a ideia de criar um ministério dedicado à Segurança Pública no futuro.

“Quero dizer para vocês que eu estou de volta. Eu fiz a cirurgia, ela completou 21 dias. Para eu ficar totalmente bom e poder viajar de avião eu vou ter que esperar de seis a oito semanas, mas já estou bom e hoje já vou à tarde no Palácio do Planalto e dizer ‘estou de volta para fazer aquilo que eu prometi a vocês'”, disse Lula na última segunda-feira (23).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link

Victor Nunes

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Victor Nunes

Recent Posts

Barcos e helicóptero: Exército está mobilizado para salvar cavalo “caramelo”, diz Janja

O resgate de um cavalo preso em cima de um telhado mobilizou autoridades e diversos…

6 minutos ago

Caso Marielle: PF prende ex-assessor de Domingos Brazão e major apontado como chefe de milícia

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira (9), Ronald Paulo Alves Pereira, conhecido como…

46 minutos ago

PL faz pesquisa picareta e mostra empate entre Michelle e Lula na disputa pela Presidência

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, conduziu uma nova pesquisa para avaliar o potencial…

2 horas ago

Por que extremistas mentem nas tragédias humanitárias? Por Christian Lynch

Por Christian Lynch Para sustentar o ódio que radicaliza o eleitorado, a extrema-direita precisa semear…

3 horas ago

Abaixo dos 10°C: frentes frias no RS devem quebrar bloqueio atmosférico na próxima semana

Uma série de frentes frias está prevista para avançar pelo Sul do Brasil, prometendo enfraquecer…

3 horas ago

68% acreditam que Eduardo Leite é o culpado por tragédia no RS, diz Quaest

Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (9) revela que 68% dos entrevistados atribuem uma alta responsabilidade…

3 horas ago