VÍDEO: Lula diz que governo vai enviar equipes das Forças Armadas ao Rio após caos

Atualizado em 24 de outubro de 2023 às 9:49
Presidente Lula durante transmissão do podcast semanal “Conversa com o Presidente”. (Foto: Reprodução)

Nesta terça-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou seu plano de reforçar a atuação das Forças Armadas (FA) em portos e aeroportos para combater o agravamento da crise de segurança pública no Rio de Janeiro. Lula pretende intensificar a presença militar para enfrentar questões relacionadas ao narcotráfico, tráfico de armas e o crime organizado na região.

O petista afirmou que já dialogou com o governador Claudio Castro, do Rio de Janeiro, e manifestou a intenção de conversar com o ministro da Defesa, José Múcio, sobre essa estratégia.

“Já conversei com o governador (Claudio) Castro, do Rio de Janeiro. Ontem, eu conversei com o Flávio Dino, hoje vou conversar com o ministro da Defesa, na perspectiva de fazer com que a aeronáutica possa ter uma intervenção maior nos aeroportos do Rio de Janeiro, que a Marinha possa ter uma intervenção maior nos portos do Rio de Janeiro, para ver se a gente consegue combater mais o crime organizado, o narcotráfico, o tráfico de armas, ou seja, vamos ter que agir um pouco mais”, disse Lula durante a transmissão desta terça do podcast semanal “Conversa com o Presidente”.

As falas do atual chefe de Estado brasileiro ocorrerem após, na segunda-feira (23), milicianos incendiarem 35 ônibus e um trem no Rio – no que foi considerado o maior ataque em um único dia na história da cidade.

A ideia é que a Aeronáutica tenha uma presença mais significativa nos aeroportos do Rio de Janeiro, enquanto a Marinha reforça a segurança nos portos da região.

Lula, no entanto, enfatizou que essa abordagem não se assemelha a uma intervenção, como a ocorrida durante o governo de Michel Temer, que nomeou o general Walter Braga Netto para administrar a segurança no estado. O objetivo é complementar as ações existentes e melhorar a eficácia no combate ao crime.

“Não queremos pirotecnia. Não queremos fazer uma intervenção como já foi feito e não deu em nada. Não queremos tirar a autoridade do governador do Rio”, disse.

Além disso, Lula não exclui a possibilidade de criar um ministério dedicado exclusivamente à Segurança Pública, mas está considerando cuidadosamente as condições necessárias para implementar essa iniciativa, uma vez que a segurança é predominantemente uma responsabilidade estadual.

“Eu, quando fiz a campanha, eu ia criar o Ministério da Segurança Pública, ainda estou pensando em criar, pensando quais são as condições que você vai criar, como é que vai interagir com a questão de segurança do estado, porque o problema da segurança é estadual”, afirmou.

Retorno das lives

Lula retomou suas atividades após um período de recuperação de cirurgias. Ele anunciou que sua próxima viagem internacional, a COP-28, será uma etapa importante em sua recuperação. No momento, o presidente está focado em trabalhar em Brasília e não descartou a ideia de criar um ministério dedicado à Segurança Pública no futuro.

“Quero dizer para vocês que eu estou de volta. Eu fiz a cirurgia, ela completou 21 dias. Para eu ficar totalmente bom e poder viajar de avião eu vou ter que esperar de seis a oito semanas, mas já estou bom e hoje já vou à tarde no Palácio do Planalto e dizer ‘estou de volta para fazer aquilo que eu prometi a vocês'”, disse Lula na última segunda-feira (23).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link