VÍDEO – Lula diz que perdeu confiança no MPF após quadrilha da Lava Jato: “Fizeram a sociedade de refém”

Atualizado em 1 de agosto de 2023 às 12:25
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta terça-feira (1°), que vai escolher o novo Procurador-Geral da República com “mais pente fino” por ter perdido a confiança no Ministério Público Federal (MPF) após a Operação Lava Jato.

O mandatário chamou a força-tarefa de “um bando de aloprados” que fez “a sociedade brasileira de refém”. O petista disse ainda ser cedo para falar no novo PGR, mas indicou que haverá “mais critério”. As declarações foram feitas no podcast semanal Conversa com o Presidente.

“Eu sempre tive o mais profundo respeito pelo Ministério Público, é uma das instituições que eu mais idolatrava no país. Depois dessa quadrilha que o [ex-procurador Deltan] Dallagnol montou, eu perdi muita confiança. Eu perdi porque é um bando de aloprados que acharam que poderiam tomar o poder atacando todo mundo ao mesmo tempo – atacaram o governo, o poder Executivo, o Legislativo, a Suprema Corte”, disse Lula.

“Eles fizeram a sociedade brasileira de refém durante muito tempo. Então, obviamente, vou escolher com mais critério, mais pente fino, para não cometer nenhum erro”. A indicação, no entanto, deverá ser feita em setembro.

Segundo aliados do chefe do Executivo, o mais cotado para ocupar o cargo hoje é o vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gonet Branco. Entretanto, a recondução de Augusto Aras, nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não foi descartada.

Assista abaixo: 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link