VÍDEO – Lula liga Bolsonaro a tentativa de golpe após ação da PF: “Não teria acontecido sem ele”

Atualizado em 8 de fevereiro de 2024 às 9:06
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante entrevista à Rádio Itatiaia. Foto: reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou, nesta quinta-feira (8), a operação da Polícia Federal (PF) que mira o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados. A declaração foi feita durante entrevista à Rádio Itatiaia.

O chefe do Executivo disse que os atos terroristas promovidos por bolsonaristas em 8 de janeiro de 2022 não teriam acontecido sem a participação de Bolsonaro e afirmou que acredita que ele “participou da construção dessa tentativa de golpe”.

“O cidadão que estava no governo não estava preparado para ganhar, não estava preparado para perder, não estava preparado para sair. Tanto é que não teve nem coragem de me dar posse (microfone falha aqui) ficou em casa chorando porque e foi embora para os Estados Unidos”, disse Lula.

“Ele deve ter participado da construção dessa tentativa de golpe. Então vamos esperar as investigações. Espero que no tempo mais rápido possível a gente possa ter um resultado do que verdadeiramente aconteceu no Brasil.”

Questionado sobre o possível envolvimento de Bolsonaro, Lula respondeu: “Olha, eu não sei, eu acho que não teria acontecido sem ele”. O petista completou dizendo que “quem tiver responsabilidade pelos seus erros, que pague”.

Lula, no entanto, afirmou que espera que a PF conduza as investigações do “jeito mais democrático possível” e “que não haja nenhum abuso”.

“O que eu acho e que eu quero é que o seu Bolsonaro tenha a presunção de inocência que eu não tive. O que eu quero é que seja investigado e seja apurado. Quem tiver responsabilidade pelos seus erros, que pague seus erros”, ressaltou.

“Eu espero que a PF faça a coisa do jeito mais democrático possível, que não haja nenhum abuso, que faça aquilo que a justiça determinou e depois apresente para a sociedade o resultado daquilo que encontraram. Eu não tenho muitas condições de falar sobre uma ação da PF, porque isso é uma coisa sigilosa, da polícia, da justiça, e não cabe ao presidente da República dar palpite numa atuação dessa.”

Assista abaixo:

 

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link