VÍDEO: Lula sobe rampa do Planalto e recebe faixa de cidadãos brasileiros

Atualizado em 1 de janeiro de 2023 às 17:07
Lula recebe a faixa presidencial de uma mulher negra, representante do povo brasileiro. Foto: Reprodução

Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto e recebeu a faixa presidencial. O presidente foi empossado neste domingo (1) e já discursou no Congresso Nacional, quando assinou o Termo de Posse.

A faixa foi entregue por seis representantes da sociedade civil organizada, entre eles um indígena (o cacique Raoni); um portador de deficiência, uma mulher negra e uma criança. O objeto passou pelas mãos de cada um deles, que subiram a rampa com o presidente, e foi entregue pela mulher negra.

Segundo a narradora da cerimônia, os representantes são “cidadãos que simbolizam a riqueza e a diversidade do povo brasileiro”. A cadela Resistência subiu junto da primeira-dama, Rosângela Silva.

Antes de participar da etapa do evento, Lula saudou o povo, que acenava a ele em Brasília. O presidente andou no Rolls-Royce presidencial aberto junto de Rosângela Silva, a Janja; Geraldo Alckmin, seu vice, e Lu Alckmin, esposa do vice. O ex-presidente Jair Bolsonaro, que deveria cumprir a tradição de passar a faixa para o novo chefe do Executivo após o fim do mandato, fugiu para os Estados Unidos dois dias antes de acabar sua gestão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link