VÍDEO – Macron diz que 8 de janeiro foi causado por “inimigos da democracia”

Atualizado em 28 de março de 2024 às 15:56
Os presidentes da França, Emmanuel Macron, e do Brasil, Lula, durante cerimônia em Brasília. Foto: Reprodução

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que o ataque terrorista de 8 de janeiro de 2023 em Brasília foi promovido por inimigos da democracia. A declaração ocorreu na Praça dos Três Poderes, local que foi depredado pelos golpistas na ocasião.

“Toda minha comitiva e eu, pessoalmente, nos sentimos imensamente honrados de estarmos hoje aqui ao seu lado, hoje, aqui, neste lugar, nesta Praça dos Três Poderes, que foi atacada, destruída praticamente, ou, pelo menos, bastante maltratada pelos inimigos da democracia”, afirmou Macron.

Ele ainda elogiou o presidente Lula por “reconstituir os equilíbrios da democracia” e afirmou que o Brasil teve “força” para resistir aos ataques golpistas.

“Ninguém está a salvo de forças muito extremas, que vêm estremecer a democracia. E a força da democracia do Brasil foi de resistir a isso. Com uma alternância democrática, restaurando plenamente e integralmente todos os equilíbrios”, completou o chefe de Estado francês.

Macron cumpre agenda no Brasil nesta semana e está em Brasília após fazer visitas ao Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. Seu discurso foi traduzido simultaneamente pelo governo brasileiro após reunião com o presidente Lula no Palácio do Planalto.

Nos últimos dias, Lula e Macron tiveram uma reunião bilateral e assinaram os projetos “Plano de ação sobre a bioeconomia e a proteção das florestas tropicais” e o “Chamado Brasil-França à ambição climática de Paris a Belém e além”.

Os textos preveem a arrecadação de 1 bilhão de euros (cerca de R$ 5,4 bilhões) em recursos públicos e privados para a região nos próximos anos para a floresta amazônica em território brasileiro e a parte na Guiana Francesa, que é território do país europeu.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link