Eleições 2018

VÍDEO – ministro fala bobajada sobre ONU e dá vexame, diz ex-ministro Pinheiro

Publicado originalmente no Tutaméia

POR ELEONORA DE LUCENA E RODOLFO LUCENA

“Não dá para vir com essa conversa mole do ministro da Justiça, que não entende nada, e dizer que foi uma intromissão da ONU. Isso é uma bobagem, uma bobajada total.”

Essa foi a avaliação do secretário de direitos humanos do governo Fernando Henrique, Paulo Sérgio Pinheiro, falando ao TUTAMÉIA a respeito da reação do governo brasileiro à decisão do Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas, que hoje emitiu liminar requisitando que seja garantido ao presidente Lula a participação plena no processo eleitoral.

No documento, o Comitê da ONU “requisita ao Estado-Parte a adoção de todas as medidas necessárias para assegurar que o requerente usufrua e exerça todos os seus direitos políticos enquanto está na prisão, na qualidade de candidato nas eleições presidenciais de 2018, o que inclui o acesso adequado à imprensa e aos membros de seu partido político; requisita também que o Estado-Parte não impeça o autor de concorrer nas eleições presidenciais de 2018 até que todos os recursos impetrados contra a sentença condenatória sejam julgados em processos judiciais justos e a sentença esteja transitada em julgado”.

A decisão, segundo os advogados do presidente Lula “reconhece a existência de violação ao art. 25 do Pacto de Direitos Civis da ONU e a ocorrência de danos irreparáveis a Lula na tentativa de impedi-lo de concorrer nas eleições presidenciais ou de negar-lhe acesso irrestrito à imprensa ou a membros de sua coligação política durante a campanha”.

Por isso, “nenhum órgão do Estado Brasileiro poderá apresentar qualquer obstáculo para que o ex-Presidente Lula possa concorrer nas eleições presidenciais de 2018 até a existência de decisão transitada em julgado em um processo justo, assim como será necessário franquear a ele acesso irrestrito à imprensa e aos membros de sua coligação política durante a campanha”.

Ao TUTAMÉIA, como você pode conferir no vídeo acima, Paulo Sérgio Pinheiro explicou que o Brasil assinou o “Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos”. Assim, afirma o especialista: “Não tem conversa. Quem ratificou cumpre.”

Apesar de ser uma resolução oficial do organismo internacional, não há sanções para o descumprimento. Mas, se isso ocorrer, “vai ser um vexame internacional”.

E acrescenta: “O Brasil é um interlocutor válido na comunidade internacional, um negociador respeitado, e não vai dar esse fora de descumprir uma liminar do Comitê”.

 

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Conselho Tutelar procura 104 crianças após enchentes em Canoas (RS)

A cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, enfrenta uma crise com o desaparecimento…

20 minutos ago

STJ mantém dono de Porsche na cadeia por unanimidade

A 5ª turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o habeas corpus da defesa…

35 minutos ago

Avaliação sobre economia melhora e expectativa cresce em 2024, diz pesquisa

A avaliação dos brasileiros sobre a economia do país melhorou nos últimos meses, segundo pesquisa…

1 hora ago

Paes vai usar presença de bolsonaristas no show de Madonna contra Ramagem; entenda

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), vai usar a presença de bolsonaristas…

2 horas ago

Pesquisa Atlas: aprovação de Lula se recupera e volta ao patamar acima de 50%

O presidente Lula recuperou sua aprovação e voltou a um patamar acima de 50%, segundo…

2 horas ago

VÍDEO – Chuvas no RS podem forçar Brasil importar arroz e feijão, alerta Lula

As chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul podem resultar na necessidade de…

3 horas ago