VÍDEO: Moradores de Umbaúba protestam contra morte de homem asfixiado em ação da PRF

Atualizado em 26 de maio de 2022 às 15:48
Moradores de Umbaúba protestam contra morte de homem asfixiado
Moradores realizam protesto em Umbaúba
Foto: Daniel Rezende

Moradores da cidade de Umbaúba, em Sergipe, realizam um protesto na BR-101 pela morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, que foi morto na quarta-feira (25) por uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ele foi colocado dentro do porta-malas de uma viatura, que tinha gás de pimenta em seu interior e morreu asfixiado pela fumaça.

Os manifestantes colocaram fogo em pneus e as duas vias da BR-101 foram fechadas. Uma fila de veículos se formou no local.

Veja o vídeo

Um laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe, confirmado pela Secretaria de Segurança Pública nesta manhã indica que as causas da morte foram asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda. Outros exames foram realizados para detalhar a razão da morte.

O corpo de Genivaldo foi liberado do IML, em Aracaju, na noite de ontem. O velório ocorre na casa da mãe do homem, no povoado Mangabeira, em Santa Luzia do Itanhy. Ele deixa a esposa e um filho.

De acordo com a família, a vítima tinha esquizofrenia e tomava remédios controlados a pelo menos 20 anos.

A Polícia Rodoviária Federal informou por meio de nota que abriu um procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos agentes envolvidos. “Diligências já foram iniciadas e a PF trabalha para esclarecer o ocorrido o mais breve possível”, diz a corporação.

A Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe acompanha os desdobramentos e disse, em nota que, “tem respeito pelas instituições, mas não compactua com qualquer tipo de violência ou de tortura”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link