VÍDEO – Moro gagueja e passa vergonha na CPI com pergunta a G. Dias

Atualizado em 31 de agosto de 2023 às 16:57
Sergio Moro. Foto: Reprodução

O senador Sergio Moro (União-PR) passou vergonha, nesta quinta-feira (31), durante a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que apura os atos golpistas do 8 de janeiro. O ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro (PL) tem levado várias invertidas do general Gonçalves Dias, ex-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), que depõe à comissão.

Gaguejando, Moro questionou G. Dias sobre por que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não respondeu, em uma entrevista, que haviam sido feitos alertas sobre a invasão das sedes dos Três Poderes.

“Está muito claro que não houve esse apagão. O senhor recebeu alertas expressos do diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Saulo Cunha, do risco de invasão e depredação. Foram feitos comunicados a diversos órgãos a respeito desse risco de invasão e depredação. O presidente Lula mentiu nesse entrevista? Ele estava mal informado ou foi uma construção de um álibi ali dentro do governo federal?”, questionou o senador.

G. Dias respondeu que era uma boa pergunta, mas que ele teria que questionar Lula. “Excelente pergunta senador. Temos que perguntar ao presidente Lula”, disse. A resposta do general foi recebida com risadas dos outros parlamentares.

Em outro momento da CPMI, Moro também questionou se houve comunicação no sentido de que não era necessário um reforço”. Em resposta, G. Dias afirmou que “não tem conhecimento”, mas o senador insistiu: “O senhor não era o ministro-chefe do GSI?”.

“Eu era o ministro no nível estratégico, tem o nível tático lá embaixo. O senhor sabe disso porque comandou ministério, senador”, afirmou G. Dias.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link