VÍDEO – Na ONU, chanceler brasileiro pede que Hamas liberte reféns e Israel pare ataques

Atualizado em 24 de outubro de 2023 às 14:28
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, no Conselho de Segurança da ONU. Foto: Reprodução

O ministro das Relações Exteriores (MRE), Mauro Vieira, pediu ao Hamas que liberte reféns e a Israel que pare com os ataques a Gaza. A solicitação ocorreu durante reunião do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) nesta terça (24), em Nova York, nos Estados Unidos.

“O Hamas deve libertar crianças israelenses que foram sequestradas de suas famílias. Israel deve cessar os bombardeios para que as crianças palestinas e suas mães possam deixar a Faixa de Gaza através da fronteira com o Egito. Precisa haver um mínimo de humanidade na insanidade da guerra”, afirmou o chanceler.

Citando o presidente Lula, Vieira ainda afirmou que o colegiado está lidando com “uma crise de reféns e uma crise humanitária”. “Os atos de terrorismo contra civis em Israel resultaram em mais de 1.000 vítimas e no sequestro de centenas de pessoas inocentes, incluindo crianças e idosos”, prosseguiu.

Ele ainda citou os três brasileiros mortos após o ataque do Hamas e afirmou que “violência só gera mais violência”. “Quero fazer um apelo, portanto, pela libertação imediata e incondicional de todos os civis reféns, e pela segurança, em particular de mulheres e crianças”, concluiu o chanceler.

A declaração de Vieira reforça o posicionamento do governo brasileiro pelo cessar-fogo entre Israel e o Hamas. Os demais integrantes do conselho acompanham a manifestação brasileira, com exceção dos Estados Unidos, que recusaram a proposta.

A guerra teve início no último dia 7 e segundo dados divulgados pelos governos e outras autoridades dos dois lados, o número de mortos se aproxima de 6,5 mil, sendo 5.087 palestinos e 1.403 vítimas israelenses.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link