Destaques

VÍDEO: na posse de Gonet, Lula cobra MP contra acusações levianas e denúncias midiáticas

Presidente Lula, durante cerimônia de posse de Paulo Gonet na Procuradoria-Geral da República. (Foto: Reprodução)

Nesta segunda-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da cerimônia de posse de Paulo Gonet como procurador-geral da República. Durante seu pronunciamento, Lula cobrou o Ministério Público (MP) contra acusações levianas e denúncias midiáticas.

O petista lembrou o passado recente do MP com a Lava Jato, apesar de não ter citado nominalmente a operação: “houve um momento em que aqui neste país as denúncias das manchetes de jornais falaram mais alto do que os autos dos processos. Muitas vezes. E quando isso acontece, se negando a política, o que vem depois é sempre pior do que a política. Não existe possibilidade de o Ministério Público achar que todo político é corrupto”.

Ele também destacou a importância de preservar a integridade das pessoas, ressaltando que muitas vezes ocorre a destruição prévia de reputações antes mesmo de oferecer a chance de defesa. Ele instou Gonet a priorizar a verdade, afirmando que “as acusações levianas não fortalecem a democracia, não fortalecem as instituições”.

Lula disse que “nenhum procurador tem direito de brincar” com a PGR e que o órgão “não pode se submeter a um presidente da República, ao presidente da Câmara, ao presidente do Senado, não pode se submeter aos presidentes de outros poderes, mas não pode se submeter à manchete de nenhum jornal ou de um canal de televisão”.

“A única coisa que eu peço a você, em nome do que você representará daqui para frente na história desse país, é que você só tenha uma preocupação: fazer com que a verdade, e somente a verdade, prevaleça acima de quaisquer outros interesses. Trabalhe com aquilo que o povo brasileiro espera do Ministério Público”, afirmou.

A cerimônia de posse de Gonet contou com a presença de ministros do Supremo Tribunal Federal, como Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes — que fizeram campanha para que ele fosse escolhido ao cargo —, além de ex-PGRs. Na primeira fila do evento estavam, por exemplo, Rodrigo Janot, o chefe do Ministério Público Federal no auge da Lava Jato, responsável por denúncias contra autoridades com foro privilegiado.

O presidente declarou que não exercerá influência sobre a PGR: “Da minha parte, eu quero te dizer publicamente: nunca lhe pedirei um favor pessoal, nunca exercerei sobre o Ministério Público qualquer pressão pessoal para que alguma coisa não seja investigada”.

“A única coisa que te peço: não faça o Ministério Público se diminuir diante da expectativa de 200 milhões de brasileiros que acreditam nesta instituição. Seja o mais sério possível, o mais honesto possível, o mais duro possível, mas, ao mesmo tempo, o mais justo possível com a sociedade brasileira”, finalizou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link

Victor Nunes

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Victor Nunes

Recent Posts

Enchentes no RS: Lula cobra coordenação de falas e ações de seus ministros

Durante uma reunião de emergência nesta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva…

21 minutos ago

As gangues das fake news vão escapar de novo? Por Moisés Mendes

Uma informação para estragar o ânimo dos otimistas com a chance de enquadramento dos disseminadores…

21 minutos ago

Lula anuncia volta ao RS para novas medidas de apoio; saiba o que já foi feito

Nesta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou sua intenção de…

31 minutos ago

Domingão de Huck, com apoio ao RS, derrapa na audiência

A transmissão especial do Domingão com Huck em apoio às vítimas da tragédia no Rio…

56 minutos ago

Amil cancela planos de saúde de crianças autistas e portadoras de doenças raras

A Amil, operadora de planos de saúde, está no centro de uma controvérsia após cancelar…

1 hora ago

Golpe online: software rouba imagem facial e acessa aplicativos bancários; entenda

O Gold Pickaxe, (“Picareta de Ouro”, em tradução livre), está usando a engenharia social para…

2 horas ago