Destaques

VÍDEO: Omar Aziz dá invertida em Pacheco e defende fala de Lula sobre Israel

Omar Aziz no plenário do Senado – Reprodução

Nesta terça-feira (20), em sessão do Senado, o presidente da casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pediu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se retratasse em relação a suas declarações, nas quais comparou o genocídio promovido por Israel contra a população de Gaza com o Holocausto, e levou uma invertida do senador Omar Aziz (PSD-AM).

“Estamos certos de que essa fala equivocada não representa o verdadeiro propósito do presidente Lula, que é um líder global conhecido por estabelecer diálogos e pontes entre as nações, motivo pelo qual entendemos que uma retratação dessa fala seria adequada”, disse Pacheco, que se pronunciou no plenário.

Para o presidente do Senado, não há como comparar as duas situações: “Ainda que a reação feita pelo governo de Israel venha a ser considerada desproporcional, excessiva, violenta, indiscriminada, não há como estabelecer um comparativo com a perseguição sofrida pelo povo judeu no nazismo”.

“Não podemos compactuar com as afirmações que compararam a ação militar que está ocorrendo na região neste momento com o Holocausto, o genocídio contra o povo judeu perpetrado pelo regime nazista na Segunda Guerra Mundial”, reforçou Pacheco.

Aziz, por sua vez, defendeu o presidente Lula e, sendo filho de um palestino, questionou o presidente do Senado sobre a situação em Gaza, local onde 30 mil civis já foram alvos de ataques das Forças de Defesa Israelenses.

“Vossa excelência poderia me tipificar o que está acontecendo lá, com a morte de 10 mil crianças e mulheres, e até agora, quantos terroristas do Hamas foram mortos ou presos pelo Estado de Israel?”, questionou Omar Aziz.

O senador também fez menção ao encontro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com a deputada Beatrix von Storch, líder da ultradireita alemã, há três anos, e destacou a diferença entre as posturas do político do Partido Liberal e do petista.

Em resposta, Rodrigo Pacheco afirmou que não quis repreender o presidente da República: “Não há de minha parte nenhum tom de polemização tampouco de reprimenda ao presidente da República”.

“É apenas uma conclamação na busca de pacificação e de reconhecimento na parte em que há comparação de qualquer acontecimento desta natureza com o holocausto do povo judeu. É algo absolutamente indevido e impróprio e que mereceria um pedido de retratação e de desculpas”, insistiu ele.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Jessica Alexandrino

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Jessica Alexandrino

Recent Posts

Enchentes no RS: Lula cobra coordenação de falas e ações de seus ministros

Durante uma reunião de emergência nesta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva…

6 minutos ago

Lula anuncia volta ao RS para novas medidas de apoio; saiba o que já foi feito

Nesta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou sua intenção de…

15 minutos ago

Domingão de Huck, com apoio ao RS, derrapa na audiência

A transmissão especial do Domingão com Huck em apoio às vítimas da tragédia no Rio…

41 minutos ago

Amil cancela planos de saúde de crianças autistas e portadoras de doenças raras

A Amil, operadora de planos de saúde, está no centro de uma controvérsia após cancelar…

52 minutos ago

Golpe online: software rouba imagem facial e acessa aplicativos bancários; entenda

O Gold Pickaxe, (“Picareta de Ouro”, em tradução livre), está usando a engenharia social para…

2 horas ago

Entulho da Lava jato, “Japonês da federal” cria consultoria sem clientes e tenta política como Dallagnol

Das figuras decadentes da hoje desmoralizada Operação Lava Jato, que sofrem da síndrome de Dorian…

2 horas ago