VÍDEO – Palco de ataques de Bolsonaro, cercadinho do Alvorada começa a ser desmanchado

Atualizado em 16 de dezembro de 2022 às 16:35
O presidente Jair Bolsonaro (PL) discursando no cercadinho do Palácio da Alvorada
Foto: Reprodução/Andressa Anholete/Getty Images

No início da tarde de sexta-feira (16), funcionários da Presidência começaram a desmontar parte da estrutura metálica do cercadinho do Palácio da Alvorada, que fica no gramado da área interna da residência oficial do presidente Jair Bolsonaro (PL), onde o ex-capitão adorava ir para discusar aos seus apoiadores, antes de seu silêncio pela derrota nas eleições.

O cercadinho foi um palco importante, durante todo o mandato do presidente, para ele espalhar suas mentiras e fazer ataques à imprensa, a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a seus oponentes em geral.

Nas últimas semanas, mesmo que o local tenha sido completamente abandonado por Bolsonaro, uma vez que o atual mandatário deixou de receber simpatizantes, neste domingo (11), ele foi recebido por apoiadores golpistas que não aceitaram sua derrota e pedem uma intervenção federal.

A expectativa nos grupos de mensagens golpistas era de que, nesse dia em questão, o presidente fizesse um pronunciamento e colocasse em marcha o tão esperado golpe. A fake news de que a ruptura democrática começaria juntou uma pequena multidão mas, novamente, nada aconteceu.

Ao contrário do que os manifestantes golpistas esperavam, o ex-capitão permaneceu em silêncio enquanto eles conduziam uma oração e somente desejou uma “boa noite” ao final da reza, deixando o local. O momento foi transmitidos nas redes sociais do chefe do Executivo.

A menos de duas semanas da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), diversos registros foram feitos sobre o desmanche do “reinado” do chefe do Executivo. Na noite desta quinta-feira (15), um caminhão de mudança foi visto entrando no Palácio da Alvorada. 

Ainda pela manhã desta sexta, um novo veículo foi visto na manhã de hoje em frente ao Palácio do Planalto, sede oficial do mandatário da República, em Brasília (DF). Outros funcionários foram registrados pintando a rampa principal que dá acesso ao prédio para a posse de Lula.

As movimentações nos dois prédios oficiais estão sendo feitas há exatamente 15 dias para que Bolsonaro deixe o comando da Presidência, no dia 31 de dezembro. O local irá passar por uma vistoria geral feita pela Polícia Federal (PF).

Na tarde desta quinta-feira (15), próximo à sua saída, o ex-capitão declarou para senadores que teme ser preso após deixar o governo por ordem do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo o senador Carlos Francisco Portinho (PL), líder do governo no Senado.

Assista ao vídeo: