VÍDEO: Porta-voz de Israel estima três brasileiros entre reféns do Hamas

Atualizado em 11 de outubro de 2023 às 10:51
Porta-voz do Exército de Israel, Jonathan Conricus (Crédito: Reprodução/Redes sociais)

O Ministério da Defesa de Israel anunciou nesta quarta-feira (11), que cidadãos brasileiros estão entre as pessoas mantidas como reféns pelo Hamas em Gaza. Além dos brasileiros, há também reféns de nacionalidades diversas, incluindo norte-americanos, britânicos, franceses, alemães, italianos, argentinos e ucranianos, conforme informações do porta-voz Jonathan Conricus.

A estimativa é a de que sejam três cidadãos brasileiros mantidos como reféns no país. “Há dezenas de reféns dentro de Gaza, muitos deles com dupla nacionalidade, então não é um desafio só israelense”, disse Conricus em vídeo publicado nas redes sociais.

O Itamaraty, no entanto, não tem a confirmação da informação. Nem a Embaixada do Brasil em Tel-Aviv nem o Escritório de Representação do Brasil em Ramala têm essa informação.

Entre os brasileiros desaparecidos, Karla Stelzer Mendes, que participava do festival de música eletrônica Universo Paralello, é uma das pessoas identificadas. No entanto, ainda não há confirmação de que ela seja a refém mantida pelo Hamas. Outros dois brasileiros desaparecidos, Bruna Valeanu e Ranani Glazer, foram encontrados mortos em Israel.

Essa situação é um dos aspectos complexos da guerra atual entre o grupo Hamas e Israel, já que, pela primeira vez, o Hamas capturou um grande número de pessoas em Israel para mantê-las como reféns na Faixa de Gaza.

O conflito começou no sábado (7) com um ataque-surpresa do Hamas a Israel. Os combatentes atacaram cidades, comunidades rurais e uma festa rave que ocorria no território israelense. Israel declarou guerra no mesmo sábado, quando o Hamas fez os reféns.

Prédios destruídos na Faixa de Gaza. Foto: Ahmad Hasaballah/Getty Images

Na segunda-feira (9), após Israel bombardear a Faixa de Gaza, um porta-voz do Hamas anunciou que executaria um refém israelense para cada edifício palestino bombardeado sem aviso prévio.

A identidade exata dos reféns não foi divulgada, mas segundo Gilad Erdan, embaixador de Israel na ONU, entre 100 e 150 pessoas foram levadas para Gaza. Nesta terça-feira (10), o porta-voz do exército israelense, Daniel Hagari, informou que as famílias de 50 reféns foram notificadas.

Edifício bombardeado no território da Palestina. (Foto: Reprodução)

Situação incerta

A situação dos reféns continua incerta, e as autoridades não divulgaram informações sobre a identidade deles. A maioria dos reféns foi capturada no primeiro dia da guerra. Relatos sugerem que há pessoas de diferentes nacionalidades entre os reféns, incluindo cidadãos americanos, franceses e ucranianos.

O Hamas ainda não revelou o paradeiro dos reféns, mas um porta-voz do grupo, Abu Obeida, afirmou que eles foram levados para locais seguros e túneis usados pela resistência do Hamas nos territórios palestinos.

O general aposentado Gal Hirsch foi nomeado como coordenador dos reféns do lado israelense. O exército e a polícia criaram um centro para que as famílias possam registrar seus parentes desaparecidos.

O desenrolar dessa situação e mais informações sobre os reféns estão sendo aguardados.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link