Destaques

VÍDEO: Senador eleito, Mourão confirma agenda bolsonarista para subjugar o STF

O recém-eleito Senador pelo RS, Hamilton Mourão. Reprodução Twitter

Recém eleito ao Senado pelo Rio Grande do Sul, o ex-vice-presidente Hamilton Mourão, durante entrevista concedida à GloboNews, deu claros sinais de que seu mandato estará a serviço da consolidação de um dos planos que Bolsonaro considera mais importantes para a consolidação de seu poder no país: reformas no judiciário que inibam os freios que a Corte na atual configuração vem impondo ao mandatário concorrente à reeleição.

Questionado sobre o que seria a reforma judiciária pretendida por seu campo político, Mourão expôs com clareza os pontos do que pode ser chamado de “Plano Orbán”, tal a similaridade com o que foi feito na Hungria:

“Vejo que a nossa Suprema Corte tem invadido contumazmente aquilo que são atribuições do Poder Executivo e do Poder Legislativo, algumas vezes rasgando aquilo que é o devido processo legal.” disse Mourão  É uma discussão que eu acho que tem que ser conduzida dentro do Congresso Nacional: não é só uma questão de aumentar o número de cadeiras da corte.”

Hamilton Mourão também explicita quais seriam as outras medidas. A redução do mandato dos Ministros também está em sua pauta:

“Eu vejo que a gente tem que trabalhar em cima do que são as decisões monocráticas, temos que trabalhar em cima do que vem a ser um mandato para os mandatários da Suprema Corte. Não pode ser algo até os setenta e cinco anos. Tem que ser dez, doze anos: isso tem que ser discutido.”

Além de retomar a questão da quantidade de cadeiras no STF, o novo senador ainda acena com a possibilidade da abertura de processos de impeachment contra os atuais ocupantes do STF: “Temos até a questão de crime, que  de responsabilidade, que são o dever do Senado Federal de julgar”, disse Mourão.

É o plano Orbán, primeiro-ministro da Hungria que é inspiração da extrema-direita mundial. Pouco depois de tomar posse, em 2010, Viktor Orbán aproveitou a ampla base de apoio que conquistara no Parlamento para aprovar uma série de medidas que enfraqueciam o Judiciário.

Aumentou o total de juízes do Tribunal Constitucional de 11 para 15 e indicou todos os ocupantes das quatro novas cadeiras. Reduziu a idade de aposentadoria compulsória para juízes e promotores, abrindo espaço para indicações de aliados. Criou o controverso Departamento Judiciário Nacional (DJN) para centralizar a administração e coordenar a indicação de novos juízes.

Além de escolher juízes, o DJN tem a prerrogativa de distribuir parte dos casos entre as cortes – decidindo, na prática, qual juiz vai avaliar cada caso. Em paralelo, o Conselho Nacional de Justiça, que deveria coibir eventuais abusos e garantir o bom funcionamento do judiciário, foi esvaziado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Fernando Miller

Fernando Miller, paulistano, advogado, palmeirense

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Fernando Miller

Recent Posts

Sob Milei, empresários já cortaram mais de 62 mil postos de trabalho na Argentina

Desde que Javier Milei assumiu a presidência da Argentina, o país tem enfrentado uma série…

2 minutos ago

Ditadura expulsou diplomatas homossexuais do Itamaraty, revelam documentos

Em 7 de março de 1969, um novo relatório confidencial chegou às mãos do ministro…

20 minutos ago

Ao vivo: Pimenta fala sobre reconstrução do RS; mídia tenta ressuscitar Aécio

https://www.youtube.com/watch?v=iMuIRi3c8uQ Professor Viaro faz o giro de notícias do dia e entrevista o Ministro Paulo…

48 minutos ago

Mau tempo força helicóptero do presidente do Irã fazer pouso forçado

O helicóptero do presidente iraniano Ebrahim Raisi fez um "pouso forçado" neste domingo (19). As…

58 minutos ago

PF quer suspender as redes de disseminadores fake news sobre as enchentes no RS

A Polícia Federal (PF) está avaliando pedir a suspensão das redes sociais de alguns suspeitos…

1 hora ago

Em documentário, Oliver Stone defende Lula e ataca política americana

O cineasta Oliver Stone estreou, em Cannes, seu documentário "Lula" no domingo (19), focado na…

2 horas ago