VÍDEO: ‘Tarcísio mente ao dizer que essa greve é ilegal”, diz Wálter Maierovitch

Atualizado em 4 de outubro de 2023 às 10:07
Jurista Wálter Maierovitch. Foto: Reprodução

Wálter Maierovitch disse nesta terça-feira (3), durante live transmitida pela UOL, que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), “mente” ao dizer que a greve nos transportes públicos na capital paulista é ilegal e abusiva.

“O Tribunal ainda não apreciou o mérito, o merecimento dessa greve, se ela é ilegal, abusiva ou legal. Então não existe ainda uma manifestação nesse sentido”, disse Maierovitch. “Portanto, o governador mente a população ao dizer que essa greve é ilegal, é abusiva e que está havendo força disso em descumprimento por parte do sindicado. Ainda não ocorreu, volto a frisar, o exame da legalidade”.

O jurista ainda disse que a Constituição prevê o direito de greve. “Não existe abuso algum porque a Constituição prevê o direito de greve”, ressaltou.

Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo. Foto: Reprodução

Os funcionários iniciaram o movimento em protesto contra as privatizações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô-SP) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), anunciadas pelo governo de Tarcísio.

Na semana passada, a paralisação já havia sido aprovada pelos funcionários do Metrô, CPTM e Sabesp em assembleias separadas.

Em decisão na última sexta-feira (29), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) proibiu a greve total dos trabalhadores do Metrô. O tribunal também proibiu a liberação das catracas.

Veja o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link