VÍDEO – Tebet pede apreensão do passaporte de Bolsonaro: “Vai querer abandonar o Brasil”

Atualizado em 18 de agosto de 2023 às 13:37
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Foto: Reprodução

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, pediu a apreensão do passaporte de Jair Bolsonaro. Ela diz que o ex-presidente “vai querer abandonar o Brasil para poder salvar a própria pele” e elogiou os trabalhos da Polícia Federal e da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do 8 de Janeiro.

“Graças ao trabalho da operação da Polícia Federal e dos depoimentos dados na CPI dos Atos Golpistas desta semana, podemos dizer que o cerco se fechou contra o ex-presidente da República. Ali está claro que ele está apontado como autor, como mandante da tentativa de fraude às urnas eletrônicas e da tentativa de fraude à decisão sempre legítima do povo brasileiro escolher seu sucessor. Ali estava a tentativa de violar, de atentar com a democracia brasileira”, afirmou a ministra.

O discurso ocorreu na cerimônia de posse do economista Marcio Pochmann como presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão vinculado à pasta de Tebet. Durante a fala, ela ainda citou o ex-deputado Ulysses Guimarães: “Traidor da Constituição é traidor da pátria, temos ódio e nojo”.

Tebet ainda pediu o “rigor da lei” a Bolsonaro e finalizou: “Que busquem o mais rápido possível apreender o passaporte, porque quem fugiu para não passar a faixa para um presidente que foi legitimamente eleito pelo povo com certeza vai querer abandonar o Brasil para poder salvar a própria pele”.

A Polícia Federal tem avançado nas investigações sobre o suposto esquema de venda de presentes oficiais recebidos por Bolsonaro. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta (17) a quebra de sigilo do ex-presidente e da ex-primeira-dama Michelle a pedido da corporação.

Também ontem, a CPMI ouviu o hacker Walter Delgatti Neto, que disse que o ex-presidente pediu invasão das urnas eletrônicas, prometeu indulto em troca do crime e encaminhou hacker ao Ministério da Defesa.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.