VÍDEO: Trump abandona apoiadores, admite derrota e se compromete com transição pacífica

Atualizado em 7 de janeiro de 2021 às 22:07

Em pronunciamento publicado nas redes sociais nesta quinta (07), Donald Trump condenou a invasão ao Capitólio, e se comprometeu com uma transição de governo pacífica, admitindo sua derrota para Joe Biden.

Trump iniciou sua fala condenando as cenas de violência no Capitólio. “América é e sempre foi uma nação da Lei e da Ordem”, afirmou.

“Os manifestantes que invadiram o Capitólio violaram o seio da democracia americana. Aqueles que participaram dos atos de violência não representam nosso pais. Aqueles que violaram a lei irão pagar”, disse também.

O presidente afirmou que buscou todas as saídas legais para questionar os resultados, e defendeu mudanças no processo de votação.

Trump finalmente admitiu que um novo governo vai tomar posse no dia 20 de janeiro: ‘Meu objetivo agora é garantir uma transição pacífica de poder. O momento é de curar e de se reconciliar’.

É importante lembrar que foram apoiadores de Trump que invadiram o Capitólio, sede do Congresso norte-americano, ontem (06).

A invasão ocorreu enquanto Câmara e Senado debatiam se acatavam ou não uma objeção aos resultados do Arizona, reduto republicano vencido por Joe Biden na eleição de novembro.

Assista pronunciamento de Trump abaixo: