VÍDEO: “Vossa Excelência perdeu”, diz Gilmar a Barroso em bate boca no STF

Atualizado em 22 de abril de 2021 às 19:47

Após o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) formar nesta quinta-feira (22) maioria a favor da manutenção da decisão da Segunda Turma da Corte que decidiu pela suspeição do ex-juiz Sergio Moro no processo em que condenou o ex-presidente Lula no caso do triplex em Guarujá, o julgamento foi suspenso depois de bate bota entre os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso.

“A fórmula processual é: se os dois órgãos tem o mesmo nível hierárquico um não pode atropelar o outro”, disse Barroso a Gilmar.

“Talvez isso exista no código do Russo. Aqui, não”, rebateu o ministro, citando a forma como Moro era chamado por Deltan Dallagnol e por procuradores da Lava Jato.

“Existe no código do bom senso, do respeito aos outros”, respondeu Barroso, que ainda criticou Gilmar por “sentar em cima da vista do processo por dois anos”.

Enquanto Luiz Fux tentava encerrar a sessão devido ao início da briga entre os ministros, Gilmar Mendes foi direto ao ponto: “Vossa Excelência perdeu”.

Quando a sessão foi interrompida, havia sete votos pela manutenção da decisão da Segunda Turma (Gilmar Mendes, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Rosa Weber) e dois pela revogação (Edson Fachin e Luís Roberto Barroso).

Faltam os votos de Marco Aurélio Mello e Luiz Fux.

O julgamento será retomado na próxima quarta-feira (28).

Veja abaixo: