VÍDEO: Zelensky manda indireta a Lula e reclama de “acordos duvidosos” de paz

Atualizado em 19 de setembro de 2023 às 18:42

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, nesta terça-feira (19) na Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) mandou uma indireta a Lula ao dizer que existem tratativas para “acordos duvidosos [de paz] nos bastidores”.

O ucraniano ainda citou Yevgeny Prigozhin, um ex-aliado de Putin morto em uma queda de avião na Rússia, e disse que “não se pode confiar no mal”. “Perguntem a Prigozhin se dá para contar com as promessas de Putin”, ironiza.

Lula é defensor da criação de um grupo de nações para negociar a paz entre Rússia e Ucrânia, e já sinalizou que deve conversar sobre o tema com Zelensky na reunião que deve ocorrer nesta quarta (20). O presidente ucraniano já cobrou que o Brasil adotasse uma posição mais dura contra o Kremlin.

Antes da indireta ao presidente brasileiro, Zelensky já havia sinalizado incômodo em relação a ele. Durante discurso de Lula na abertura da Assembleia-Geral da ONU, o ucraniano, diferentemente de seus pares, não o aplaudiu.

Em seu pronunciamento, Lula defendeu que a Rússia e a Ucrânia busquem uma saída para o conflito “baseada no diálogo”: “Não subestimamos as dificuldades para alcançar a paz. Mas nenhuma solução será duradoura se não for baseada no diálogo. Tenho reiterado que é preciso trabalhar para criar espaço para negociações. Investe-se muito em armamentos e pouco em desenvolvimento”, afirmou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link