VÍDEOS: A destruição causada pelo terremoto que matou mais de 2 mil na Turquia

Atualizado em 6 de fevereiro de 2023 às 15:39
Equipes de resgate da AFAD removendo pessoas dos escombros na Turquia
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na madrugada desta segunda-feira (6), um terremoto de magnitude 7,8 com epicentro na região central Turquia, que também atingiu territórios do noroeste da Síria, deixou milhares de pessoas feridas e desaparecidas, e causou mais de 2,4 mil mortes. Os danos ainda não foram calculados e outros desastres continuam sendo provocados pelos estremecimentos.

Diversas equipes de resgate foram enviadas pelas autoridades turcas juntamente com o fornecimento de aeronaves para a região ao redor da cidade de Kahramanmaras, enquanto declaravam um “alarme de nível 4” solicitando a assistência internacional.

Um segundo terremoto de magnitude 7,5 atingiu o sudeste da Turquia, informou a Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres do país (AFAD). Ele ocorreu a uma profundidade de 7 km, disse a entidade, acrescentando que o epicentro do terremoto foi Elbistan.

O tremor secundário está localizado a aproximadamente 95 quilômetros ao norte do terremoto original que ocorreu pouco mais de nove horas antes de chegar no sul do país, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Ao menos outros 120 tremores secundários aconteceram após o terremoto inicial, este foi o mais forte dentre eles. Os USGS informou que o tremor foi tão forte quanto um registrado em 1939 no país, que vitimou mais de 30 mil pessoas na época.

Os terremotos de maior magnitude acontecerem em sequência. Após o primeiro, houve um 11 minutos depois, com magnitude 6,7 e, horas mais tarde, por um terceiro de magnitude 7,5, que provocaram maiores destruições. Além disso, também ocorreram mais de 40 réplicas – tremores menores que sucederam o principal – conforme o USGS.

Diversos vídeos da cidade em ruínas após o incidente estão circulando nas redes sociais. Nas imagens, pode-se ver o momento exato em que um edifício cai, diversas construções sendo derrubadas e várias pessoas apavoradas fugindo dos desmoronamentos.

As equipes de resgate estão trabalhando às pressas para conseguirem remover o máximo de sobreviventes de debaixo dos escombros. Ainda não se sabe quando a situação será estabilizada.

Veja a repercussão: 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link