Destaques

“Visionários da Quebrada”, a transformação que vem das periferias

POR SÔNIA MAIA

O documentário Visionários da Quebrada terá exibição especial no CineSesc Augusta-SP, nesta terça-feira, dia 23 de julho, às 21h. A sessão será seguida de roda de conversa sobre o tema “a transformação que vem das margens”, com a diretora Ana Carolina Martins, comunicadora e educadora com mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo e inovação social; e os protagonistas Fabiolol Barbosa, arte educador e empreendedor do Espaço Cultural Brasilândia e parte do coletivo Samba do Bowl, e Dimas Reis Gonçalves, educador e empreendedor do espaço Preto Império.

“Ser transformador é provocar que cada vez mais pessoas também sejam visionárias”, narra Dimas Reis no filme. O evento é gratuito, com retirada de convites com uma hora de antecedência.

Narrando suas próprias histórias, o documentário “Visionários da Quebrada” mostra mentes criativas e ações transformadoras, um encontro com outros olhares sobre pessoas, filosofias, práticas e relações produzidas nas periferias da cidade de São Paulo.

A partir da diversidade desses dez protagonistas e coletivos, ativistas na moda, na educação, gastronomia, dança, comunicação, sustentabilidade, gênero, entre tantos outros temas ali presentes, novos imaginários e narrativas são propostas sobre os saberes e viveres das margens, revelando a potência de pessoas extraordinárias que, na construção cotidiana, fortalecem valores e práticas para promoverem mudanças reais em suas comunidades.

O filme acaba de ser selecionado para o “Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul Brasil, África e Caribe e outras Diásporas”, do Centro Afro Carioca de Cinema. Sua exibição especial no CineSesc nesta terça-feira marca, também, o aniversário de um ano de sua primeira exibição e o início da distribuição em circuitos de impacto social e redes de engajamento, através de uma parceria com a distribuidora Taturana, que surgiu em 2013 com o objetivo democratizar o acesso ao cinema e potencializá-lo como ferramenta de impacto social.

Pulsante, suave em sua força, o filme tem chamado a atenção de nomes como o cineasta e documentarista Silvio Tendler, foi eleito pela Revista Bravo um dos melhores de 2018, e levou o Vereador Eduardo Suplicy a promover um evento na Câmara do Vereadores de São Paulo especialmente dedicado para impulsionar o “Visionários da Quebrada” entre influenciadores na área de cinema no Brasil.

Entre as convidadas, estavam Joice Berth, escritora e intelectual negra, e uma das protagonistas do Visionários, a educadora e ativista da Causa da Criança e Adolescente, Rose Modesto.

O filme vem, ainda, inspirando diversas ações de EduComunicação nos territórios, escolas, centros culturais de São Paulo e outras cidades do país.

Entre elas está a parceria a convite do Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerância e Conflitos, da Universidade de São Paulo (USP), que disponibilizou seu espaço para exibições e passou a usar o documentário no material das disciplinas do Núcleo como referência de produção partilhada de conhecimento.

O “Visionários da Quebrada” foi idealizado e dirigido por Ana Carolina Martins e produzido pelo coletivo de mesmo nome, formado, majoritariamente, por mulheres negras das periferias. A diretora, recentemente descrita pelo portal “Razões para Acreditar” como uma mulher que impacta através de sua oratória, organiza pensamentos complexos e fala de coisas “acadêmicas” de uma forma que aproxima as pessoas, conversou com o DCM sobre o filme e seus protagonistas.

Sobre o documentário e sua inserção no mundo do cinema e do audiovisual, resumiu Ana Carolina: “Estamos reafirmando a importância e a urgência de renovar os narradores – que outras pessoas possam contar a história do mundo. Como diria Grada Kilomba, em Memórias da Plantação: ‘…enquanto escrevo, eu me torno a narradora e a escritora da minha própria realidade, a autora e a autoridade na minha própria história. Nesse sentido, eu me torno a oposição absoluta do que o projeto colonial predeterminou…’. Tenho certeza que quando eu, ou Karoline Maia, Roberta Estrela D’Alva, Valter Rege, Day Rodrigues, e tantas outras diretoras e diretores negros, periféricos, contamos e narramos nossas histórias, estamos criando vozes de Brasis que nunca foram ouvidas! As vozes de um Brasil de milhões! E nossas histórias, legítimas, vivenciadas por nós e pelos nossos, que é sentida…essa história não precisa de artifícios para ser potência. O que nos falta são espaços, que ainda hoje somente poucos podem ocupar”.

Sobre os protagonistas que compõem o documentário, retratou: “Eles não estão trabalhando com causas. Estão ali propondo outras formas de se relacionar: usam da própria vida, da própria existência para promover mudanças. É a história contada a partir de quem vive a história. E nossas histórias transformam quando são contadas por nós.”

Nesta terça-feira, no CineSesc, 21:00hs, retirada de ingressos grátis com uma hora de antecedência… Disse um recente amigo para quem apresentei o filme: “de importância gigantesca!” 

Serviço:

Documentário “Visionários da Quebrada”

Classificação: 10 anos

Data: Terça-feira, 23 de julho

Horário: 21:00hs

Gratuito (distribuição de ingressos para credencial plena com 1h30 de antecedência, e 1h para o público geral).

Capacidade: 279 lugares

Local: Rua Augusta, 2075, Cerqueira César, São Paulo (SP), Telefone (11) 3087-0500

Acessibilidade universal

sescsp.org.br 

 

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Número de mortos na guerra em Gaza chega 34.488 anuncia Hamas

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo grupo palestino Hamas, anunciou nesta…

42 minutos ago

Socialite conta como foi passar 10 anos em um cativeiro de luxo: “Estava puro osso”

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, afirma que foi mantida em cárcere privado por…

1 hora ago

Petistas querem sinalização de Lula favor da cassação de Moro; entenda

Líderes do Partido dos Trabalhadores (PT) pressionam para que o presidente Luiz Inácio Lula da…

2 horas ago

Café da Manhã do DCM TV: Protestos contra Israel, nos EUA, surpreendem sionistas

https://www.youtube.com/watch?v=_bAjTS2OZRA Leandro Fortes comenta a analisa o noticiário, conversa com a analista internacional Rose Martins,…

2 horas ago

“Aumento alarmante” de grupos neonazistas no Brasil será investigado pelo governo

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da…

2 horas ago

Filiação de jovens partidos políticos segue caindo; PT, PL e PSOL são exceções

A participação de jovens de 16 a 24 anos em partidos políticos brasileiros vem diminuindo…

3 horas ago