Xi Jinping diz que EUA e China precisam trabalhar pela paz

Atualizado em 18 de março de 2022 às 15:57
Xi Jinping, presidente da China, durante discurso
Presidente da China Xi Jinping quer paz no mundo Foto: Reprodução

O presidente chinês, Xi Jinping, disse hoje (18) que a China e os Estados Unidos precisam trabalhar pela paz e “assumir” suas “responsabilidades internacionais” durante uma ligação com Joe Biden, conforme informou a televisão chinesa, CCTV.

“Como membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e como as duas maiores economias do mundo, cabe a nós não apenas orientar as relações sino-americanas no caminho certo, mas assumir nossas responsabilidades internacionais e trabalhar pela paz e tranquilidade no mundo”, disse Xi, de acordo com a CCTV. “A crise ucraniana não é algo que gostaríamos.”

Na conversa, que durou cerca de duas horas, Biden previa pedir ao líder chinês que se distanciasse do presidente russo, Vladimir Putin, por conta da guerra na Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro. A China, no entanto, evitou condenar a invasão russa e culpou a Otan pelo conflito.

Leia mais:

1- Presidente da Finlândia diz que Putin não está mais interessado em mudar governo da Ucrânia

2- Presidente americano e outras autoridades receberam a sanção

3- China avisa que vai retaliar se for prejudicada por sanções à Rússia

Xi Jinping quer evitar confronto armado

O presidente chinês alertou que “as relações entre os Estados não podem chegar ao confronto armado”, segundo um breve documento divulgado pela rede pública CCTV.

“Conflitos e antagonismos não beneficiam ninguém. Paz e segurança são os bens pelos quais a comunidade internacional deveria estar mais interessada”, declarou o presidente dos Estados Unidos durante a ligação.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link