YouTube privilegiou vídeos bolsonaristas durante as eleições de 2022, diz pesquisa

Atualizado em 14 de junho de 2023 às 11:12
Ex-presidente Jair Bolsonaro e aplicativo do YouTube. (Foto: Reprodução)

Vídeos de canais bolsonaristas foram os mais recomendados no YouTube no ano passado durante o período eleitoral. As informações foram obtidas após levantamento realizado pelo Instituto Vero, em parceria com a Fundação Mozilla e a Universidade de Exeter, na Inglaterra.

Mais de 30 mil vídeos de conteúdo político disponibilizados no YouTube entre os dias 10 de outubro e 30 de novembro foram analisados. Os pesquisadores identificaram cinco grupos de canais centrais que mais se conectavam entre si e que mais recebiam recomendações. Os principais temas mencionados foram: Ameaças à Democracia, Candidatos/Eleições, Políticas Públicas, Religião e Outros.

A pesquisa foi realizada com a participação de 65 voluntários anônimos. Foi utilizada uma extensão criada pela universidade com a Mozilla, em que os participantes marcavam os vídeos que viam no YouTube e que consideravam políticos. Neste processo, mais de 1.200 vídeos foram apontados como políticos. A ferramenta também detectava quais vídeos eram recomendados a partir desses assinalados pelos voluntários.

O canal oficial do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros relacionados ao bolsonarismo, como a Jovem Pan News, Sikera Junior e Te Atualizei, foram reunidos no grupo B. Vídeos desse grupo foram os que, em média, mais receberam recomendações (37%).

O grupo B foi o que concentrou a maior parte dos vídeos (25%) com assuntos relacionados ao tema ameaça à democracia, como fraudes nas urnas e acusações de corrupção.

“Mesmo que você estivesse vendo um vídeo pró-Lula, ainda assim, existia uma boa chance de a plataforma te recomendar um vídeo bolsonarista. A cada três recomendações do YouTube [de conteúdo político], um deles iria para vídeos de canais bolsonaristas”, disse o coordenador do projeto e professor de Ciência da Computação na Universidade de Exeter, Chico Camargo.

Já no caso do grupo que concentrou o canal oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de mídias tradicionais com certo viés de esquerda, como Greg News, Poder 360 e Carta Capital, recebia em torno de 10% das recomendações entre todos os avaliados. Este grupo ficou denominado como grupo A.

Presidente Lula. (Foto: Reprodução)

A pesquisa ainda destacou que essa diferenciação se deu mesmo com um número de vídeos pró (2.752) e anti-Bolsonaro (2.911) equilibrado. “A maior parte das recomendações de todos os grupos aponta diretamente para o Grupo B [de Bolsonaro]”, disse a pesquisa.

Além dos canais que são conectados pelo sistema de recomendações do YouTube, há uma segunda rede que funciona a partir do boca a boca, afirmou o estudo.

Especialistas do levantamento afirmaram que essa segunda rede funciona a partir de uma coordenação de discurso e narrativa entre múltiplos atores. Embora os pesquisadores tenham observado esse tipo de ação mais do lado bolsonarista, eles ponderam que seriam necessários estudos mais aprofundados sobre o tema.

Segundo os pesquisadores, ficou clara a importância e influência do YouTube nas eleições: “A plataforma é o novo horário eleitoral. Até mesmo canais que inicialmente consideramos entretenimento, como podcasts, viraram um lugar de campanha, de palanque”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link