Zambelli: ato pela democracia no 8/1 é “coisa ridícula e gasto de dinheiro público”

Atualizado em 4 de janeiro de 2024 às 13:36
Carla Zambelli (PL-SP), deputada federal. Foto: reprodução

A deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP), opositora do governo Lula, anunciou que irá ignorar o ato que marcará o aniversário de um ano dos ataques golpistas de 8 de janeiro. O evento está programado para a próxima segunda-feira (8) em Brasília, mas Zambelli tem evitado comentar sobre a solenidade em suas redes sociais.

“Eu vou ignorar. Coisa ridícula esse gasto de energia e dinheiro público”, afirmou Zambelli em entrevista à Folha de S.Paulo. Além disso, a parlamentar bolsonarista destacou que não pretende comparecer ao Congresso no dia da cerimônia, justificando que estará em Fortaleza.

O evento, que deve reunir cerca de 500 convidados, incluindo autoridades e representantes da sociedade civil, também não contará com a presença de alguns governadores opositores ao presidente Lula.

O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Rio de Janeiro na data, e, mesmo morando em Brasília, faz questão de não ir ao evento. Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, está de férias na Europa e só retorna ao Brasil na noite do dia 8 de janeiro.

O governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), está de férias em Trancoso, na Bahia, e retorna ao Palácio Piratini apenas no dia 11. Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina, e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, afirmaram que não irão a Brasília por já terem “outros compromissos” marcados para o dia 8.

Bolsonaristas durante os atos golpistas. Foto: reprodução

Até a última quarta-feira (3), 34 dos 38 ministros do governo Lula já haviam confirmado presença no evento. A participação expressiva dos titulares é celebrada pelos organizadores, que acreditam que o número de presentes pode superar o do evento de lançamento do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), ocorrido em agosto do ano passado.

A cerimônia contará com discursos de diversas autoridades, incluindo o presidente Lula, o presidente do STF Luís Roberto Barroso, o presidente do TSE Alexandre de Moraes, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco, o presidente da Câmara Arthur Lira e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que representará os governadores na mesa de oradores.

A presença de Fátima Bezerra foi escolhida para representar os governadores, levando em consideração suas credenciais de mulher, negra e nordestina.

Outras personalidades, como a ministra aposentada do STF Rosa Weber, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), a primeira-dama Rosângela da Silva (Janja), a segunda-dama Lu Alckmin e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, também estão previstas na programação preliminar do evento.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link