10 filmes do Toronto International Film Festival em que você deve ficar de olho

Atualizado em 21 de novembro de 2012 às 20:40

O festival canadense é um ótimo parâmetro para conhecermos os melhores filmes do próximo Oscar

Joaquin Phoenix em "The Master": o filme deve ganhar algumas estatuetas

Já está chegando ao fim mais uma edição do Toronto International Film Festival (TIFF), um dos mais importantes festivais de cinema do mundo. Todo ano, milhares de produções chegam ao TIFF em busca de distribuidores, sendo lançadas pouco depois no circuito americano. Por isso, o TIFF é um ótimo parâmetro para sabermos quais serão os melhores filmes do ano – e as grandes promessas para o próximo Oscar. Selecionamos 10 longas que você não pode perder:

Dredd

Esqueça o filme feito com Silvester Stallone – o que não significa que, se você gostou da versão anterior, não vá gostar da nova. O reboot britânico é muito mais fiel à HQ do Juiz Dredd, com sua crítica à política direitista que lembra os grandes clássicos de Alan Moore. A nova versão tem tudo para agradar os fãs de quadrinhos e filmes de ação, aliado a um estilismo e reflexão de filmes como V de Vingança e Watchmen.

 Silver Linings Playbook

David O. Russell, diretor de O Lutador, repete o que faz de melhor, aliando comédia e drama. O filme conta a história de duas pessoas com problemas psiquiátricos em recuperação. Assim como em seu último filme, Russell dá espaço para seus atores brilharem – a vez agora é de Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, com uma ótima participação de Robert De Niro.

Looper

O cineasta independente Rian Johnson tem sua primeira chance com um filme de orçamento maior e traz essa ação misturada a ficção científica. No ano de 2044, Joseph Gordon-Levitt vive um looper, agentes contratados por uma corporação de Xangai para viajarem ao futuro e caçarem pessoas, com a condição de que o pagamento só acontecerá se o alvo for assassinado. É então  que o personagem de Levitt percebe que a pessoa que tem que matar no ano de 2077 é sua versão mais velha e, ao não completar a missão, deve fugir dos agentes da empresa que contratou.

Argo

Você pode não gostar de Ben Affleck como ator, mas o americano já provou que tem tudo para se tornar um grande diretor. Sua nova produção (que tem tudo para ser seu melhor filme até agora) é baseada num artigo impresso pela revista Wired,  que conta a história seis americanos que foram reféns durante a crise que ocorreu entre Estados Unidos e Irã em 1979. Quando os seis reféns conseguiram escapar, a CIA aceitou um plano de um agente secreto, que consistia na criação de um filme falso para entrar no país e extraditá-los (é normal equipes de filmes visitarem países por alguns dias em busca de locações), com o auxílio da embaixada canadense, que os refugiou.

Seven Psycopaths

O novo filme de Martin McDonagh (ganhador do Oscar de Melhor Roteiro por Na Mira do Chefe) o reúne novamente com Colin Farrell, que vive um roteirista com dificuldades para escrever seu novo filme, que se envolve por acaso no rapto do cachorro de um mafioso psicopata de Los Angeles e faz de tudo para sobreviver e poder contar a história. O elenco também conta com Sam Rockwell, Christopher Walken e o sempre hilário Woody Harrelson.

A Viagem – Cloud Atlas

Um dos filmes mais esperados do ano, a nova produção dos irmãos Wachowski (criadores da série Matrix), dividindo a direção com o alemão Tom Tykwer (Corra, Lola, Corra) reúne diversos gêneros em um filme só, misturando ficção científica com romance, entre muitos outros estilos. O filme conta seis histórias, passadas em épocas diferentes mas interligadas em uma forma espiritual e cármica, com um pouquinho de teoria do caos (a velha ideia de que o que você faz agora pode causar uma reação em outro lugar do mundo e/ou outro tempo). Detalhe que os mesmos atores interpretam mais de um personagem no filme, as vezes mudando significativamente suas aparências (acontece até mudança racial, tornando um dos atores irreconhecível).

Spring Breakers

Pense no olhar que temos sobre a famosa spring break americana, com garotas molhando suas camisetas e muito sexo, misturado com a profundidade do que acontece no submundo das drogas durante essa semana. Além disso, o novo filme do diretor independente Harmony Korine coloca várias musas da Disney, como Selena Gomez e Vanessa Hudgens como as tais Spring Breakers, trazendo também uma ótima atuação de James Francos, com grandes chances de ser novamente indicado ao Oscar.

The We and the I

Em seu novo filme, Michel Gondry (Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças) traz o seu mundo surreal e o mistura com um pouco de Spike Lee. The We and the I se passa inteiramente num ônibus escolar e mostra como as relações e o comportamento das crianças vai mudando conforme o ônibus vai se esvaziando. Para o elenco, Gondry usou apenas crianças desconhecidas de uma escola do Bronx.

The Master

O novo filme de Paul Thomas Anderson (Boogie Nights, Magnólia e Sangue Negro), um dos maiores diretores da atualidade, finalmente deu as caras no TIFF. É barbada dizer que essa será um dos grandes indicados ao Oscar 2013. O filme conta a história de um intelectual que lança uma religião que, com o sucesso, passa a ser questionada por um de seus seguidores – história que traça paralelos com a criação da cientologia, como é especulado. Outra atração do filme é a volta de Joaquin Phoenix em um papel que vem sendo constantemente elogiado pela crítica. É possível dizer que Phoenix também será lembrado no próximo Oscar.

To the wonder

Esqueça o longo intervalo que Terrence Mallick toma entre um projeto e outro. Aparentemente, o diretor vive um momento de alta criatividade, sendo que, antes de terminar o corte de A Árvore da Vida (vencedor da Palma de Ouro em Cannes) já havia gravado o seu novo To The Wonder – e o mesmo aconteceu agora, que já gravou mais dois filmes que devem ter algum tipo de ligação entre si. Por mais que polarize opiniões e gostos, é inquestionável o talento de Mallick e o fato de que seus filmes são únicos, com uma fotografia e edição ímpar, muitas vezes sendo mais sensoriais e reflexivos do que aqueles que seguem uma linha narrativa fácil de ser identificada. To the Wonder, que teve sua estreia mundial no Festival de Veneza, pode ser um de seus filmes mais pessoais, e conta a história de um homem que se reaproxima de um antigo amor em sua cidade natal enquanto seu casamento com uma mulher que conheceu quando vivia em Paris vive uma crise. O elenco conta com Ben Affleck, Rachel McAdams, Javier Bardem e a bond girl Olga Kurylenko.