“Sou 100% Bolsonaro”, a frase de Aécio Neves que assustou o PSDB

Atualizado em 10 de setembro de 2021 às 10:05
Aécio Neves no telefone
Aécio Neves assustou o PSDB com sua defesa a Bolsonaro –
Jefferson Rudy/Agência Senado

Que Aécio Neves está apoiando Jair Bolsonaro todo mundo sabe. O próprio Globo noticiou isso ainda ontem (07). Foi público e notório que o deputado foi contra a nota do PSDB sobre a sigla se reunir para estudar um apoio ao impeachment.

O que pouca gente sabe é que Aécio assustou os caciques do partido com sua declaração. Um filiado da sigla, que faz parte do grupo de WhatsApp com outros nomes, deu detalhes do caso. Segundo ele, Aécio fez duras críticas à direção pela nota de ontem.

Aécio Neves teria sido bastante claro ao dizer o que pensa. Ele afirmou categoricamente que é contra o impeachment e que o PSDB não deveria defender isso. Para o deputado, tirar Bolsonaro significa desejar o retorno do PT.

A assessoria PSDB na Câmara dos Deputados enviou ao DCM a seguinte nota:

Como Líder da Bancada do PSDB na Câmara, faço questão de esclarecer que a manifestação do deputado Aécio Neves foi unicamente em defesa de uma reunião prévia dos deputados federais para debater a crise atual, antes de qualquer decisão do PSDB – e todos concordamos e, de fato, foi marcada e ocorreu no dia seguinte.

Ou seja:  a afirmação atribuída a ele em relação ao Presidente Bolsonaro é falsa. Não partiu do deputado Aécio a postagem citada e lamento que seja divulgada como se fosse de sua autoria.

Dep. Rodrigo de Castro (PSDB/MG)
Líder do PSDB na Câmara dos Deputados

Leia mais:

1 – Após interrupção de jogo, Anvisa tem página hackeada com bandeira da Argentina

2 – Arthur Lira quer ser presidente e por isso não pauta o impeachment

3 – Engajamento de Carlos Bolsonaro nas redes despenca há dois meses

Aécio Neves e Bolsonaro

Durante a discussão acalorada no grupo em que, além de deputados, há lideranças de São Paulo, Aécio explodiu. Ele teria dito que não adianta adversários do presidente insistir, ele não irá votar a favor de impeachment. “Sou 100% Bolsonaro”, teria afirmado textualmente Aécio.

A frase assustou os caciques do partido, que entenderam ar de mágoa no líder mineiro. Para eles, não se trata de considerar que Bolsonaro não cometeu crime, mas é diferente. Aécio não quer o PT no poder, mas também não quer dar chance a Dória.

Um dos filiados do PSDB conversou com o DCM sob a condição de anonimato e confirmou que houve o debate. Ele foi além e afirmou que, internamente, a sigla entende que Aécio tem uma opinião. Se Doria virar presidente, ele perde a influência no partido.