VÍDEO – Joice diz que Bolsonaro tem “rascunho” de minuta golpista desde 2019

Atualizado em 8 de março de 2024 às 19:00
A ex-deputada Joice Hasselmann e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

Ex-deputada e ex-bolsonarista, Joice Hasselmann afirma que Jair Bolsonaro tinha um “rascunho” de minuta golpista desde o primeiro ano de seu governo, em 2019. Ela diz que recebeu a informação do então vice-presidente Hamilton Mourão, atualmente senador pelo Republicanos do Rio Grande do Sul.

“Tinha um rascunho para chamar o [artigo] 142 já no primeiro ano do governo Bolsonaro. Quem me disse isso foi o Mourão, com todas as letras. Ele disse: ‘É só assinar, já está pronto'”, afirmou em entrevista ao podcast “Elementar Show”.

Ela diz que, à época, acreditava que o assunto era “conversa fiada” e “bravata de militar”, mas que notou que o documento realmente existia após investigação da Polícia Federal que apura trama golpista para manter o ex-presidente no poder.

A ex-deputada também relata que Bolsonaro sempre foi inseguro e temia sofrer um impeachment desde o início de sua gestão. “A gente viu que não era bravata. O Jair tinha muita insegurança no começo do governo, de ser cassado, de ser ‘impeachado’. A teoria da conspiração andava com ele”, prossegue.

O documento se baseava no artigo 142 da Constituição Federal, trecho interpretado erroneamente por bolsonaristas como uma forma de impor uma intervenção militar de maneira legal, e estava guardado “na gaveta do Palácio do Planalto”, segundo Joice.

Durante a operação Tempus Veritatis, a Polícia Federal descobriu uma minuta golpista na sala de Bolsonaro dentro da sede do PL, seu partido, em Brasília. O documento previa a prisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, além de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado Federal.

Em depoimento à PF, o general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, afirmou que o ex-presidente apresentou duas minutas golpistas a ele.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.