Bolsonaro apresentou duas minutas golpistas, disse Freire Gomes à PF

Atualizado em 5 de março de 2024 às 8:46
Paulo Sérgio Nogueira, Jair Bolsonaro e Freire Gomes. Foto: reprodução

Em depoimento à Polícia Federal (PF), o general Marco Antonio Freire Gomes disse que foram apresentadas a ele duas versões da minuta do golpe pelo próprio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, alertando que aquilo deveria ser implementado, conforme informações da colunista Míriam Leitão, do jornal O Globo.

O ponto central dos depoimentos dos militares envolvidos na trama golpista, principalmente o do general Freire Gomes, é que o próprio Bolsonaro apresentou a minuta.

Foi o ex-capitão também quem chamou reservadamente, no Alvorada, o general Estevam Theophilo, comandante do Coter, o comando das Operações Terrestres, onde teria mostrado o “firme propósito de implementar o que estava escrito”.

Theophilo disse que foi à reunião no Palácio da Alvorada, em Brasília, a mando de Freire Gomes. Contudo, Freire Gomes não confirmou essa informação e disse que não partiu dele a ordem.

O general também afirmou em depoimento à PF que se opôs aos planos golpistas de Bolsonaro. Ele destacou sua oposição a qualquer ação que pudesse impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tanto em discussões reservadas com o ex-mandatário quanto no Ministério da Defesa.

Bolsonaro mandou manter golpistas acampados, diz general à PF
Bolsonaro e Freire Gomes. Foto: reprodução

Embora o conteúdo completo do depoimento permaneça em sigilo, espera-se que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgue seu inteiro teor em breve, de acordo com a expectativa dos investigadores.

Vale destacar ainda que, entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), há a convicção de que Bolsonaro será indiciado pela PF, devido à abundância de evidências que o implicam diretamente na tentativa de golpe.

Os magistrados consideram que a prisão de Bolsonaro só deverá ocorrer após sua condenação definitiva, ou seja, após o esgotamento de todos os recursos legais. A cúpula da PF acredita que, em até quatro meses, concluirá as investigações que envolvem o ex-capitão.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link