PSOL vota contra PEC que mudaria composição do CNMP e favorece Lava Jato

Atualizado em 20 de outubro de 2021 às 22:25
PSOL votou contra PEC que permitia influência política no CNMP. Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
PSOL votou contra PEC que permitia influência política no CNMP. Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A bancada do PSOL na Câmara votou contrariamente ao Projeto de Emenda à Constituição (PEC) número 5, nesta quarta-feira (20). O PT e o PCdoB orientaram seus parlamentares votarem de forma favorável ao projeto.

A PEC 5/21 foi rejeitada pela Câmara dos Deputados. Isto significa que não vai haver mudança na composição do CNMP. 297 parlamentares foram favoráveis a proposta, enquanto 182 contrários. Para ser aprovada, eram necessários 308 votos.

Uma nova votação acontecerá em outra sessão. Os deputados vão apreciar o texto original. É preciso que 308 parlamentares votem sim, em dois turnos, e depois o projeto é avaliado no Senado. Caso os senadores aprovem, a PEC entrará em vigor.

Leia mais:

1. Eduardo Leite tenta se defender de voto a Bolsonaro: “Vão culpar todos?”

2. VÍDEO: Deputado do Novo briga com manifestantes contrários à reforma administrativa no aeroporto de Brasília

3. Com sequelas após coronavírus, advogada vai à justiça contra Bolsonaro por promover o kit covid

A rejeição da PEC representou uma derrota de Arthur Lira

Arthur Lira (PP-AL), junto com a base bolsonarista, trabalhou para que a PEC que mudaria composição do CNMP fosse aprovada. Porém, deputados articularam para derrotar o presidente da Câmara. Os parlamentares contra a proposta conseguiram vencer o desejo do aliado do presidente.

Lira estava confiante que a matéria seria aprovada. O presidente da Câmara saiu muito irritado com a votação e não vai deixar a situação “barata”. Ele já avisou para articuladores que seu desejo prevalecerá. E os trabalhos para que a PEC saia do papel seguirão.