Dallagnol pode ficar inelegível após determinação do TCU

Atualizado em 10 de novembro de 2021 às 10:52
Deltan Dallagnol coçando a cabeça
Deltan Dallagnol.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Após decisão do TCU (Tribunal de Contas da União), Deltan Dallagnol pode ficar inelegível. O tribunal determinou a devolução das diárias milionárias de procuradores da Lava Jato. Ele coordenava a força-tarefa à época e é citado como responsável pela “indústria de pagamento de diárias e passagens”.

Caso condenados, os procuradores ficarão inelegíveis. Isso pode atrapalhar os planos de Deltan, que planeja se candidatar. Na semana passada, o procurador foi exonerado do MPF (Ministério Público Federal). Janot, que também será citado para devolver valores, pode ter o mesmo destino.

Os procuradores podem apresentar defesa para tentar evitar o ressarcimento. A informação é da coluna de Mônica Bergamo na Folha.

Leia também:

1 – TCU pede devolução de diárias milionárias da Lava Jato

2 – Lira pretende manter o Orçamento Secreto com outro nome

3 – A quatro dias do 2º turno, Deltan citou Moro em chat e pediu pressa: “não temos muito tempo”

A candidatura de Dallagnol

Deltan Dallagnol ai tentar ser deputado federal. A vontade de entrar para a política não é nova, mas Dallagnol sempre era desencorajado pelos próprios colegas da Lava Jato, que temiam a repetição do que ocorreu na Itália, onde a Operação Mãos Limpas foi trucidada depois que um dos seus principais mentores e coordenadores desviou para a política.

O ex-procurador foi convidado para o evento de filiação de Sergio Moro ao Podemos, que ocorre nesta quarta (10).

Além de Deltan e Moro, devem compor o “partido da Lava Jato” Rodrigo Janot e o ex-procurador Carlos Fernando dos Santos Lima.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.