Bolsonaro exigiu do PL que Eduardo fosse candidato a governador, mas lei não permite

Atualizado em 15 de novembro de 2021 às 14:35
Eduardo Bolsonaro e o pai, Jair
Eduardo Bolsonaro e o pai, Jair. Foto: Sérgio Lima/AFP

A intriga de Jair Bolsonaro com Valdemar Costa Neto envolveu o nome de um de seus filhos. O cancelamento da filiação ao partido teve discussão e troca de xingamentos. Conforme apurou o DCM, o mandatário impôs ao partido que Eduardo seria candidato pela sigla em São Paulo.

A Constituição Federal, entretanto, não permite que o filho do presidente seja candidato a governador. “A jurisprudência permanece em vigor na Lei Complementar 64/90 e na Constituição Federal”, afirmou o jurista Hélio Silveira, especialista em lei eleitoral.

“São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes, consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos 6 (seis) meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição”, diz a lei.

Leia também:

1 – Steve Bannon passará por tribunal ainda hoje: o que acontece se for condenado?

2 – Presidente assiste lutas de jiu-jítsu em Dubai com Renzo Gracie

3 – Com suspensão de Orçamento Secreto, como ficam as emendas já reservadas?

Bolsonaro disse publicamente que queria indicar candidato em SP

Na última quarta (10), Bolsonaro anunciou publicamente que estava com a filiação “99,9% certa”. Entretanto, impôs condição ao partido. “São Paulo tem mais de 30 milhões de eleitores. É o maior colégio eleitoral do Brasil. Se eu vier a disputar a reeleição, eu quero ter um candidato ao governo do estado em São Paulo, um candidato ao Senado e uma boa bancada de indicados”, afirmou.

O presidente dizia publicamente que queria que o candidato fosse Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura. Nos bastidores, entretanto, queria Eduardo na disputa.

Ele também quer emplacar no partido o ministro do Turismo, Gilson Machado, como candidato ao governo de Pernambuco.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.